quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Uma Breve Introdução

Como nasceu estaInstituição de dois mil anos??
Achei um breve resumo muito interessante, o qual repasso a vocês!

Oficialmente, nossa Igreja nasceu no dia de Pentecostes (At 4,8-12), quando os Apóstolos recebem a Plenitude no Espírito Santo, porém, sendo nossa Igreja "Missionária", podemos afirmar que Ela começa a criar seus primeiros alicerces na “Plenitude dos tempos” (Gl 4,4 ; Ef 1,10), com o nascimento de Jesus Cristo, já que é Dele que herdamos a Missão. Deus prepara o caminho da sua Igreja através dos tempos, de forma a que ela pudesse desenvolver conforme sua vontade, como podemos acompanhar: "Jesus nasce em Belém, durante o domínio do Império romano, governado pelo Imperador Otávio Augusto (30 aC – 14 dC).
Neste tempo o comércio era intenso por mar e terra o que tornou, depois, possível aos apóstolos difundir a Boa Nova em todo o Império, tanto que aproximadamente no ano 248 Origenes escreveu: -“Deus preparou os povos e fez com que o Império Romano dominasse o mundo ... porque a exist6encia de muitos reinos teria sido um obstáculo à preparação da Doutrina de Deus sobre a Terra” (Contra Celso 1130). Pedro foi constituído por Jesus “fundamento visível da Igreja que nascia" (Mt16, 16-19 ; Jo 21, 15-17) e em vários textos do Atos dos Apóstolos, tomava sempre a frente nos primeiros tempos da Igreja, tornando-se o primeiro Papa.
No principio, a vida do cristão foi muito difícil, já que a nova religião era perseguida por muitos poderosos, tanto do lado dos judeus, que viam nesta religião uma grande ameaça aos privilégios dos Doutores da Lei, como pelo lado dos Romanos, que tinha como maior objeção a divulgação no império de uma religião que pregava a "Liberdade", o "Respeito a dignidade do homem" e o amor a Deus de amor e perdão.
As comunidades cristãs viviam escondidas, mas em união total. Os cristãos desta época tinham um sentimento de irmandade, caridade e fé, inegavelmente muito maior que o cristão de hoje. Tudo era partilhado entre todos, os bens de cada um eram vendidos e o apurado da venda era usado em benefício da comunidade e da divulgação da fé. Eram as próprias comunidades que financiavam as peregrinações dos Apóstolos e Peregrinos Evangelizadores pelo mundo todo. Eles aceitavam a própria morte e torturas física por amor a Jesus. Foi durante este período que tivemos grande número de Santos e Mártires de nossa Igreja.
Após Pentecostes, quando quase 3000 pessoas são convertidas ao Cristianismo, a Igreja precisava crescer e rapidamente já ultrapassava os limites de Israel, entrando em território pagão:

- Na Síria, mais precisamente em Antioquia, foi fundada uma nova comunidade que acabou transformando-se em um centro de divulgação da religião helenista. Foi lá que pela primeira vez os Galileus (At 1,11) ou Nazarenos (At 24,5) foram chamados de CRISTÃOS.

- Em Roma o cristianismo deve ter-se originado através de Judeus que residiam lá e que peregrinando à Jerusalém por ocasião do primeiro Pentecostes Cristão (At 2,10) abraçaram a fé, e ao regressarem à Roma transmitiram a Boa Nova.

Acredita-se que Pedro e Paulo ao chegarem em Roma já encontraram uma comunidade estruturada. Na Gália não se tem relatos precisos, mas histórias contam que os irmãos Lázaro, Marta e Maria, teriam ido para a Provença, onde Lázaro teria sido bispo de Marselha (Lc 10, 38-42). O discípulo Dionísio (constituído por Paulo) teria sido o primeiro bispo de Paris. É certo, que no século II havia comunidades nascidas na Gália, como testemunhado por São Irineu, bispo de Lião (+ - 202). Na Espanha é possível que tenha estado São Paulo (Rm 15,28).
Na Inglaterra (Britânia na época) supõe-se que Cristiano tenha estado. Tertuliano falava da Britânia, que tinha “partes não penetradas pelos Romanos, mas sujeitas a Cristo (ADVERSUS JUDAEOS 7). Na Alemanha só se sabe que o Evangelho já tinha surgido no século II, conforme Santo Irineu. Na África Norte-Ocidental, deve ter sido evangelizada por cristãos de Roma, já que o comercio entre eles era muito grande. No século III, Tertuliano afirmava que cristãos eram a maioria das populaçòes que estavam com 90 sedes episcopais. Na Palestina a evangelização foi muito dificultada até os anos 70 pelos próprios judeus.
Na Índia, só se tem notícias com base em textos apócrifos que dizem que o apóstolo São Tomé pregou o evangelho, até a costa de Malbar, onde teria morrido como mártir sob o Rei Masdai. Alguns fatos importantes aconteceram nesta época que facilitaram esta rápida propagação da Religião Católica, como por exemplo:

A) A cultura greco-romana estava decadente na plano filosófico e dos costumes, por isto, as pessoas procuravam outras respostas que não fossem simples produtos do conhecimento do ser humano, mas fossem superior.

B) No plano ético o pobre era desprezado em favor do rico e poderoso, e a mulher que sofria com a marginalização, além dos escravos. A nova Religião vinha justamente recolocar estas classes num plano superior, valorizando o amor, o respeito e a dignidade de todos.

C) O cristianismo correspondia exatamente às aspirações mais profundas do ser humano. O evangelho era uma solução que embora não filosófica, podia ser aceita pela fé, sem trair sua dignidade.

D) Os cristãos traduziam o Evangelho em vida real. Os primeiros cristãos primavam pela retidão de costume, pelo amor fraterno, pela caridade, etc. Muitos cristãos mantinham-se intrépidos e aceitavam até mesmo a própria morte.

E) Os cristãos tinham, fervor de sua fé, todos sentiam o dever dse transmitir a Boa Nova.

A religião passou por vários momentos de perseguições e paz, durante o império romano, até o ano de 306 - 337, quando Constantino já é imperador.
Em 312, Constantino teve de enfrentar Maxêneio, que dominava Roma, embora não tivesse como religião a mitologia dos antigos romanos, cultuava Apolo, o "Deus Sol". Diz o historiador Eusébio de Cesaréia, que antes de entrar na guerra, Constantino e seu exercito viram o sobre o Sol, o sinal de uma cruz e Cristo teria aparecido à ele na noite seguinte, ordenando-lhe que fizesse um estandarte com o monograma de Cristo. O fato é que Constantino venceu a guerra e mesmo não sendo ainda católico, reconhecia cada vez mais o valor do cristianismo. Por isto em Fevereiro de 313 promulgou o Edito de Milão, que reconhecia a religião cristã como licita e dotada de plena liberdade. Em 380 a religião católica tornar-se-ia oficial em todo o império romano.
A Igreja de São Pedro em Roma, foi construída pelo próprio Constantino. As Igrejas de Jerusalém e Belém, tomam o nome de Basílicas. Os antigos templos pagãos, aos poucos vão caindo em ruínas. A família e o matrimonio recebem proteção legal. O “domingo”, que os pagãos chamavam “dia do Sol”, mas que era o dia da "Ressurreição de Jesus" foi declarado dia festivo oficial. Foi também, durante o reinado de Constantino, que convocou o 1º Concílio Católico, que foi compilado o Livro Sagrado, a Bíblia como a conhecemos hoje. Foi neste Concílio que os Bispos de todo o mundo, reunidos e por inspiração de Deus, definiram quais os livros seriam "Canonizados", tornando-se assim a Bíblia Universal, o que facilitou para que em todos os lugares do mundo o Evangelho fosse ensinado de uma só forma. Após Constantino, vários outros Imperadores tiverem papeis importantes na consolidação da Igreja Católica, como por exemplo: Teodósio, que em 28/02/380 assinou o decreto que tornava oficial a fé católica “transmitida aos romanos pelo Apóstolo Pedro, professada pelo Pontífice Damaso e o Santo Anastácio Bispo de Alexandria, ou seja o reconhecimento da Santa Trindade do Pai, do filho e do Espírito Santo”. Assim o que Constantino tornara lícito em 313, passava agora a Religião Oficial do Império.
Por volta do ano 600, o numero de cristãos só no Ocidente já estava na casa de 07 a 08 milhões, em uma população mundial de cerca de 10 milhões. Nem todos os cristãos desta época, recebiam uma orientação evangélica como deveria, muitos eram até batizados, mas sem a devida convicção, e sim para seguir o exemplo de seus mestres, e é claro que desta forma não poderiam dar testemunho de vida católica. A Igreja, através de seus bispos e missionários, dedicou-se muito a evangelização, visando converter verdadeiramente o cristão. A obra missionária foi facilitada pelo teor da mensagem evangélica, que tinha um conteúdo mais fácil de ser assimilado e aceito, pois pregava o amor, um só Deus que havia criado o mundo e tudo o que nele existia, um Deus que provia, um Deus que era Pai e Senhor de todos e que reserva uma vida eterna.
Por volta dos anos 600, surge O ISLAMISMO, através de Maomé, que em 610 -611 havia se convertido ao cristianismo, decepcionado com a desunião dos homens, torna-se dia a dia mais meditativo. Um dia, Maomé tem um sonho (Noite do Destino), onde um estranho apareceu-lhe, trazendo um rolo de pano nas mãos contendo vários sinais e mando-lhe que lê-se, não aceitando esta ordem Maomé acordou impressionado, e foi falar com sua mulher(Kadija) e seu primo Varaka, que afirmou-lhe que ele havia sido escolhido para ser profeta de uma nova fé. Após repetidas visões, Maomé desesperado pensa até em matar-se, por julgar estar sendo perseguido por espíritos, quando certa vez a estranha voz declarou: “Sou o anjo Gabriel e tu serás o apóstolo do Senhor”. Após esta declaração, o escolhido passou a pregar a nova religião: o “ISLAM”.
Pesquisado da Apostila Mater EcclesiaeAutor: Dom Estevão Tavares Bittencourt
Quaisquer dúvidas, mande um e-mail:

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Olá, pesquisador!! Aquele que busca entender a História da Igreja precisa pesquisar!! Logo será um (a) pesquisador (a) !!!

Antes de iniciar os artigos ou a responder perguntas, acredito que seja importante incentivar a sua leitura!! Para tal, é necessário que você possa ter acesso a outras fontes de consulta, outros documentos que tratam desse tema tão vasto e complexo que é a História da Igreja.

Essas são ALGUMAS sugestões de títulos que você pode procurar em livrarias e bibliotecas para consulta e pesquisa. Todos eles são ótimos guias de estudo e aprofundamento. Cada um abordando temas muito interessantes da História da Igreja no Brasil e no Mundo.

Boa leitura!!!


Bibliografia BÁSICA:


-- ALBERIGO, Guiuseppe (dir.) História dos Concílios Ecumênicos. Paulus, São Paulo: 1995.
-- BALARD, Michel. GENET, Jean-Philippe. ROUCHE, Michel. A Idade Média do Ocidente. Dom Quixote, Lisboa: 1990.
-- BERLIOZ, Jacques (org.) Monges e Religiosos na Idade Média. Terramar, Lisboa: 1994.
-- BOLTON, Brenda. A Reforma na Idade Média. Edições 70, Lisboa: 1986.
-- BOXER, Charles R.. A Igreja e a expansão ibérica (1440 - 1770). Lisboa: Edições 70, 1989.
-- COMBY, J. Para Ler a História da Igreja. Das Origens ao século XV. 1 vol. Loyola, São Paulo: 1993.
-- DEDIEU, Jean-Pierre. A Inquisição. Editorial Estampa, Lisboa: s.d.
-- DELUMEAU, Jean. A Civilização do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa. Coleção Imprensa Universitária. n.ºs 37 e 38, 2 vols., 1984.
-- DEMURGER, Alain. Os Cavaleiros de Cristo. Jorge Zahar, Rio de Janeiro: 2002.
-- DUBY, Georges. Guerreiros e Camponeses. Os primórdios do crescimento econômico europeu (séc. VII – XII). Editorial Estampa. Lisboa: 1993.
-- ELTON, G. R. A Europa durante a Reforma (1517-1559). Editorial Presença, 1996.
-- FALBEL, Nachmann. Heresias Medievais. Perspectiva, São Paulo: 1997.
-- FRANCO JR., Hilário. Idade Média: O Nascimento do Ocidente. Brasiliense, São Paulo: 1995.
____________. Feudalismo. Uma sociedade religiosa, guerreira e camponesa. Coleção Polêmica. Moderna, São Paulo, 1998.
-- FRÖHLICH, Roland. Curso Básico de História da Igreja. Paulinas, São Paulo: 1987.
-- FOXE, John. O Livro dos Mártires. São Paulo: Mundo Cristão, 2003.
-- GEREMEK, B. Igreja. In: ENCICLOPÉDIA EINAUDI. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1984. v. Memória/História, v 12. p. 161-167.
-- GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
-- GOMES, Francisco José Silva. A Cristandade Medieval entre o mito e a utopia. In: TOPOI. Revista de História. Rio de Janeiro: PPGHIS da UFRJ/7 Letras, set. 2002, nº 5, pp. 221-231.
___________. A Igreja e o poder, representações e discursos. In: RIBEIRO, Maria Eurydice (org.). A vida na Idade Média. Unb, Brasília: 1997, pp. 33-60.
___________. Monaquismo e Cristandade ocidental do século VI a VIII. In: TEXTOS DE HISTÓRIA. Revista de Pós-graduação em História. Volume 9 – números 1/2, 2001.
___________. As Comunidades Cristãs da Época Apostólica. In: PHENIX. Revista de História. Rio de Janeiro: Laboratório de História Antiga da UFRJ/7 Letras, 1997, nº 3, pp. 139-156.
__________. Cristandade e Cristianismo Antigo. In: PHENIX. Revista de História. Rio de Janeiro: Laboratório de História Antiga da UFRJ/7 Letras, 2000, nº 6, pp. 178-196.

-- GONZAGA, João Bernardino. A Inquisição em seu mundo. Saraiva. São Paulo: 1993.
-- GROUSSET, René. A epopéia das Cruzadas. Publicações Europa-América, Lisboa: 1998.
-- KNOWLES, D. e OBOLENSKY, D. Nova História da Igreja. A Idade Média. 2 vols. Vozes, Petrópolis: 1974.
-- LAFAYE, Jacques. Mesías, Cruzadas, Utopias: El Judeo e Cristianismo en las sociedades ibericas. Tradução: Juan José Utrilla. Fondo de Cultura Econômica. México, 1984.
-- LE GOFF, Jacques. A Civilização do Ocidente Medieval. 2 vols. Editorial Estampa, Lisboa: 1984 e 1995.
-- LOYN, H. R. (Org.) Dicionário da Idade Média. Jorge Zahar, Rio de Janeiro: 1992.
-- LOT, F. O Fim do Mundo Antigo e o Princípio da Idade Média. Edições 70, Lisboa: 1985.
-- MULLET, Michael. A Contra-Reforma. Lisboa: Gradiva, 1985.
-- OLIVEIRA, Miguel de. História eclesiástica de Portugal. Ed rev. e ampliada. Portugal: Publicações Europa-América, 1994. (Biblioteca Europa-América).
-- ORLANDIS, José. História Breve do Cristianismo. Rei dos Livros, Lisboa: 1985.
-- PAREDES, Javier (dir.) et alli. Diccionario de los papas y los concilios. Barcelona: Ariel, 1998.
-- PIERNARD, Pierre. História da Igreja. Paulinas, São Paulo: 1982.
-- RIBEIRO JR., João. Pequena História das Heresias. Papirus. São Paulo: 1989.
-- ROIO, José Luiz del. Igreja Medieval. Cristandade Latina. Ática, São Paulo: 1997.
-- SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Sociedade Feudal. Guerreiros, sacerdotes e trabalhadores. Brasiliense, São Paulo: 1982.
-- SOARES, Mariza de Carvalho. Devotos da cor. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2000.
-- SOUZA, Juliana Beatriz Almeida de. Virgem mestiça: devoção à Nossa Senhora na colonização do Novo Mundo. In: Tempo - Revista do Departamento de História da UFF, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. 77-92, 2001.
-- SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a Terra de Santa Cruz. 2ª ed. SP: Companhia das Letras, 1989.
-- SOUTHERN, R. W. A Igreja Medieval. Editora Ulisseia, Lisboa: s.d.
-- TRINDADE, Paulo da. O.F.M. Conquista Espiritual do Oriente, ed. Félix Lopes. O.F.M. 3 vols. Lisboa, 1962-1967. vol.3 p.127.
-- VAUCHEZ, André. A espiritualidade na Idade Média Ocidental (Séc VIII a XIII). Jorge Zahar, Rio de Janeiro: 1995.
-- VAINFAS, Ronaldo. Trópico dos pecados: moral, sexualidade e inquisição no Brasil Colonial. Campus: Rio de Janeiro, 1989.
-- VARAZZE, Jacopo de. Legenda Áurea – Vida de Santos. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
-- ZILLES, Urbano. Adorar ou venerar imagens? Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997. (Coleção: Debates – 6)

Apresentação!!!

Olá internauta!! Paz e Bem!!!

Meu nome é Juberto, sou catequista e coordenador pastoral em minha comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, no RJ.

Sou formado em História pela UFRJ e penso que nossos irmãos possuem pouca formação no que diz respeito à História da nossa Igreja ao longo dos séculos. São milhares de catequistas que desconhecem ou sabem superficialmente sobre o tema, o que os leva a cometerem muitos equívocos na hora de explicar algo aos seus jovens.

Existem muitas dúvidas, que poucos conseguem sanar. Penso que as perguntas são os reflexos de nossa sede pelo conhecimento, logo, precisamos ter a coragem de perguntar, ok?

Esse espaço será voltado para isso: poder informar, formar e tirar dúvidas de todos aqueles que queiram aprofundar um pouco mais o seu conhecimento sobre a História da Igreja.

Um grande abraço!!!

Prof.: Juberto Santos

Hino CF-2008

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Campanha da Fraternidade - parte 3

2. Jesus veio para nos dar a vida
Jesus veio ao mundo para libertar os que jazem nas trevas da morte. Ele dá a sua vida para nos libertar da morte. Revela-se como a própria vida que vem a nós, o pão que desceu do céus e dá vida ao mundo. Veio para que todos tenham vida e tenham em abundância.
Jesus, no sermão da montanha, mostra que, além da proibição da morte física, existe o dever de não matar moralmente. Mostra também que a justiça baseada nok "olho por olho e dentre por dente" não muda a situação de ódio e que devemos fazer tudo para superar as situações de inimizade. Por fim nos apresenta o critério para a defesa e valorização da vida: "Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam fazei-o, vós também, a eles" (Mt 7,12). É claro qu todos desejam que a sua vida não seja ameaçada, mas defendiad e valrizada em todos os seus estágios e em todas as suas dimensões.
A vida e a mensagem de Jesus também tem muito de profetismo. Ele denuncia as formas de opressão que diminuem o valor da vida - como a proibição de realizar curas em dia de sábado ou tomar, nesse dia, providências para matar a fome. Condena ainda aqueles que fazem da religião uma forma de opressão ou de promoção.
Os milagres de Jesus igualmente nos dão a conhecer a sua atitude de defesa da vida. Em todas as situações em que ela é ameaçada, vemos inicialmente que as pessoas se encontram diante de uma doença frave muito bem definida. Em todos os casos de cura, elas o procuram e, diante dele, explicitam a sua fé. Jesus então, age, estendendo a mão, manifestando a força de sua palavra, tocando a pessoa e até mesmo repreendendo as forças naturais de Jesus com relação às pessoas curadas.
Pe. José Adalerto Vanzella
(Secretário-executivo da CF)

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Avaliação da Festa a São Sebastião


Depois de ficar esse tempo sem postar, é considerado até compreensivo, pois estava nos preparativos para que a realização da festa aconteça. Talvez eu não seja a melhor pessoa para avaliar, mas como no dia de ontem tivemos o conselho paróquial, e todos foram de acordo: A NOSSA FESTA FOI UM SUCESSO! É claro que toda festa tem um momento que não dá certo, ou que não era para ser como estava planejado, mais o que importa é que tudo funcionou conforme os previsto de arrecadar um bom dinheiro para iniciarmos a contrução da nossa comunidade. (Foto na novena. Eu sou a de óculos)

No dia 20/01, dia da festa, montamo sum palco fechando a rua onde lá foi colocado o altar e o grupo de música, que durante 6 meses antes da festa preparamos e ensaiamos para não fazer feio no dia.
Ainda estou tentando postar o audio da festa para que vocês mesmo possam confirir e tirar as suas conclusões.
Quanto as fotos, podem visitar o site http://www.oestemania.com.br/ procurar a secção de eventos públicos e nas páginas 1 e 2 encontran-se as fotos dos dia 12 a 18/01/2008. Mas estou fazendo uma seleção especial e editando para postar no blog, aguardem!
Em cada noite, como estava sendo postada aqui, realizamos as quermesses e com animação de grupos locais e o grupo da comunidade, sempre bem participativo todas as noites.
No dia da festa, podemos dizer que tivemos uma média de 4.000 pessoas que chegaram para cantar e rezar.
Na parte da equipe de música, contamos com uma novidade, a participação de alguns membros da banda 26 de maio da cidade de Barreiras, que tocam sax, trobone, clarinete e trompete fazendo arranjos e solos músicais e que foi um dos destaques musicais bem organizado pelo nosso maestro, tecladista e compositor dos arranjos Valdir Magalhães sendo esse o 4 ano da nossa organização, também junto com ele o auxilio, análise musical dos cantos, Caroline Gadêlha (sua formadora), sem esquecer de todos os que estavam presente solando e nos arranjos vocais Willian, Bárbara, Tomás, Larissa, Maria Lúcia apresentando a vocês o nosso grupo Cânticos. Na parte instrumental Leonardo na bateria, Paulo no violão, Wallas no baixo. Nossos agradecimentos maiores ao Hilto que cuidou juntamente com o nosso Diácono João Magalhães cuidaram da sonorização para que todos pudessem receber o aúdio com qualidade e clareza.

Parabéns a todos os que de forma direta ou indiretamente ajudaram na realização desta festa, e contamos com a força e a vontade de trabalhar no próximo ano. Que 2009 nos aguarde, pois sempre temos novidades para que ela seja mais um sucesso.


E se você quer contribuir para a construção da nossa comunidade ajude-nos fazendo um depósito na nossa conta:


Conta Corrente 30.000-4
Agência: 4231-5

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

3. Formação de Catequistas

Fonte: DNC - Diretório Nacional da Catequese
Publicação CNBB, Pág,151



3.2. Objetivos e finalidades da formação

3.2.1 Objetivos

§254. A formação de catequistas tem como objetivos:

a) Favorecer a cada catequista o seu próprio crescimento e realização, acolhendo a proposta de Deus e sentindo-se pertencente a uma comunidade;
b)capacitar os catequistas como comunicadores e no uso adequado dos meios de comunicação (jornal, TV, Internet, rádio, etc.), a fim de que "saibam transmitir o Evangelho com convicção e autenticidade, para que esta palavra viva se torne luz e fermento em meio à sociedade atual" (DGC 237);
c) preparar os catequistas para desenvolver as tarefas de iniciação, de educação e de ensino e para que sejam autênticos mistagogos da fé;
d) ajudar na busca de maior maturidade na fé, conscientizando para a importância de uma clara indentidade cristã;
e) "mostrar quem é Jesus Cristo: sua Vida, seu Ministério, e apresentar a fé cristã como seguimento de sua pessoa" (DGC 41);
f) preparar animadores que atuem em diferentes níveis: nacional, regional, diocesano e paroquial;
g) desenvolver uma educação da fé que ajude a fazer a inculturação da mensagem e a compreender as aspirações humanas dos interlocutores da catequese;
h) dar condições para que o trabalho dos catequistas desenvolva a dimensão ecumênica e o diálogo inter-religioso, com plena fidelidade à doutrina da Igreja.

É apartir deste trecho do nosso diretório que este blog foi criado. Mais um auxilio para os catequistas, catequisandos e animadores de comunidade.
Nossos textos se basearam nas seguintes fontes:
  • www.cnbb.org.br
  • www.catequisar.com.br
  • Comunidades do orkut: Catequese Católica, Arquivo do catequista, Dou encontros de catequese.
  • DNC - Diretório Nacional da Catequese
  • CR - Catequese Renovada
  • "O Domingo" - Semanári Litúrgico-catequético
  • www.paulus.org.br
  • www.paulinas.org.br
  • E sem esquecer de textos escritos de autoria própria dos colaborados do blog e de sua Formadora.

Um forte abraço!

Campanha da Fraternidade - parte 2

2. Nosso Deus é Deus da vida


Deus criou todas as coisas. É ele o autor da vida. O livro do Gênesis nos mostra o surgimento da vida vegetal como fruto do imperativo divino: "Deus disse: 'A terra faça brotar vegetação; plantas, que dêem frutos sobre a terra, tendo em i a semente da sua espécie' . E assim se fez" (Gn 1,11). Deus também, com seu imperativo, fez surgir a vida animal: "Deus disse: 'fervilhem às águas de seres vivos e voem pássaros sobre a terra, debaixo do firmamento do céu'. Deus disse: 'Produza a terra seres vivos segundo suas espécies, animais domésticos, animais pequenos e animais selvagens, segundo sua espécies" (Gn 1,20.24). Assim, esses seres vivos foram criados de acordo com suas espécies e possuíam sementes que lhes garantiam a continuidade sobre a terra.
Mas com a vida humana é diferente. Ela não é fruto do imperativo divino (faça-se), mas da ação divina (façamos). Deus não manda, faz. E a ação divina implica o envolvimento de si. "então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida, e ele tornou-se um ser vivente" (Gn 2,7). Deus molda o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida, elel tornou-se um ser vivente a partir do sopro divino em suas narinas; ou seja, a vida humana é como um sopro, mas não um qualquer: é o hábito divino que faz do ser humano um ser vivente.
O Deus da vida é também o seu defensor. Não quer a morte de Caim - quematou Abel - , mas, se alguém a causar, será vingado (cf.Gn 4,15). Deus também nãoquer a morte do pecador, mas, sim, que ele se converta e viva (cf. Ez 33,11). As Sagradas Escrituras estão repletas de exemplos - principalmente nos livros proféticos e sapienciais - que demonstram que o nosso Deus é o autor e o defensor da vida.
Pe. José Adalberto Vanzella
(Secretário-executivo da CF)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

II Concurso "Universo Catequista"

Sobre o II CONCURSO
Este concurso tem como finalidade unir os catequistas na elaboração de encontros de catequese, desde modo auxiliando os catequistas do Brasil. O concurso está sendo realizado a partir da parceria feita entre as comunidades no orkut:


Arquivos do Catequista
Responsável: David, Douglar, Mina e Formadora de catequistas



Dou Encontros de Catequese
Responsável: Mina, David, Gi, Zenaide, Tania



Missa com as crianças
Responsável: Emílio

Site Catequese Católica - http://www.catequisar.com.br/
Responsável: Anderson



A Premiação

Os catequistas que elaborarem os melhores encontros terão como prêmio um maravilho KIT TEATRO MISSA COM ALEGRIA + KIT MISSA PARTE POR PARTE + LIVRO DE DINÂMICAS. TOTAL 3 livros e 7 revistas que está disponivél no site. Clique aqui e veja os livros que o vencedor irá receber.

Como funcionará?
O catequista participante deverá elaborar um encontro refente a catequese da Primeira Comunhão.Poderá escolher qualquer tema e de qualquer etapa.
Como preparar o encontro?
O encontro elaborado deverá obrigatóriamente conter os seguintes tópicos:
  • Oração inicial;
  • objetivo do encontro (tema);
  • Ver; Iluminar; Agir;
  • Oração final.
  • Ambientação (tópico não obrigatório)
  • Sugerir um local para o encontro, ou dar dicas de como ambientar a sala sugerindo a elaboração de cartazes etc. Este item não é obrigatório, pois o encontro poderá ser no ambiente onde o catequista está acostumado a aplicar os encontros, A idéia do tópico ambientação é de ter uma maneira de variar o encontro.
  • Acolhida (tópico não obrigatório)

Se você tiver alguma ideia de fazer uma acolhida diferente, pode adicionar ao enconrto, do contrário não é obrigatório contér no encontro.

  • Oração inicial (tópico obrigatório)

Preparar uma oração ou dar dicas de como se fazer a oração inicial. Esta oração deve estar ligada a objetivo do encontro que se está preparando.

  • Objetivo do encontro
  • Tema (tópico obrigatório)

Fundamental na preparação do encontro é a escolha do tema. Este tópico é obrigatório, pois o catequista precisa de um tema a livre escolha.

  • Ver (tópico obrigatório)

Elaborar o encontro, neste tópico o catequista deve colocar textos referente ao tema escolhido. Por favor citar as fontes dos livros, sites de onde os textos forem obtidos. Poderá ainda conter uma dinâmica sobre o tema para que o encontro elaborado fique mais animado.

  • Iluminar (tópico obrigatório)

Todo encontro de catequese deve conter uma passagem Bíblica, por isso ao elaborar o encontro o catequista participante deverá escolher uma passagem referente ao tema que está sendo desenvolvido. Para incrementar poderá acrescentar alguma explicação da passagem.

  • Agir (tópico obrigatório)

O agir é colocar em prática aquilo que foi ensinado durante o encontro, por isso ao elaborar o encontro é obrigatório este tópico indicando como colocar em prática o tema escolhido.

  • Oração final (tópico obrigatório)

Escolher uma oração para se encerrar o encontro

  • Extras (tópico não obrigatório)
  • (Como é sobre o 1º Encontro de Catequese,encremente como quiser indicando brincadeiras que você souber, músicas ou outra atividade a sua escolha)
  • Sugestão de temas:
  • Primeiro dia de catequese
  • Quem sou?
  • Família
  • Viver em comunidade
  • A sagrada família
  • Deus
  • Jesus Cristo
  • Espírito Santo
  • Maria Mãe de Jesus
  • Eucaristia
  • Confissão
  • Quaresma
  • Páscoa
  • Advento
  • Pecado
  • Oração
  • Natal
  • Igreja
  • Sacramentos
  • Mandamentos da Lei da Igreja.

Estas são apenas algumas sugestões, você poderá escolher qualquer um desses acima ou um outro qualquer.
Como enviar os encontros

Os catequistas deverão encaminhar os encontros para o e-mail:concursouniversocatequista@yahoo.com.br

O e-mail deverá conter:

  • O encontro preparado pelo catequista
  • O nome do catequista
  • O e-mail (caso aquele não seja o seu)
  • A comunidade, paróquia e a cidade em que atua.
  • Um pouco de sua história como catequista (como o tempo que tem de catequese, como passou a fazer parte da pastoral).
  • Endereço completo (endereço - complemento - bairro - cidade - Estado - CEP e telefone se tiver), pois o prêmio será entregue na sua residência e sem esses dados você poderá não receber o prêmio.


Prazo para elaboração

Os encontros serão recebidos até o dia 31 / 01 / 2008. No fim deste prazo, os encontros serão postados no site Catequisar para serem lidos e analizados. E será criada em cada comunidade uma enquete, para que sejam votados ali os encontros dos catequistas participantes. A enquete estará aberta até o dia 29 / 02 / 2008. No fim deste prazo a enquete será fechada, e o catequista vencedor será aquele(a) que tiver mais votos. O resultado será divulgado no dia 01/03/2008.


Mas, atenção!

Se forem recebidos dois ou mais encontros com a mesma estrutura de pessoas diferentes, o encontro será anulado do concurso. Permanecerá apenas o primeiro encontro recebido. Temas repetidos estarão concorrendo normalmente. O que não pode é ter a mesma estrutura (o mesmo texto, a mesma dinâmica). O catequista deverá obedecer rigorosamente os critérios acima citados e procurar não fugir do tema proposto e do seu objetivo como Encontro.O tema é livre! Proíbido copiar conteúdo completo de um livro. Citar as fontes de onde o catequista recolheu os materiais para elaboração dos encontros.

Clique aqui e veja um modelo de um encontro, para que você tenha noção de como montar um encontro e poder participar tambem deste concurso.

Deus abençõe a todos e todas que participarem!

Orientações Gerais da Campanha

1. Tempo quaresmal e CF


Celebrar a Quaresma é reconhecer a presença de Deus na caminhada, no trabalho, na luta, no sofrimento e na dor da vida do povo! A Quaresma é tempo forte de conversão, de mudança interior, de graça e de salvação. Preparamo-nos para viver, de maneira intensa, livre e amorosa, o momento mais importante do ano litúrgico e da história da salvação: a Páscoa. A espiritualidade quaresmal é caracterizada também por atenta e prolongada escuta da Palavra de Deus. Ela ilumina a vida e chama à conversão, infundindo cobrança na misericórdia de Deus. No Brasil, a dimensão comunitária da Quaresma é vivenciada e assumida pela CF. A cada ano, a Igreja destaca uma situação da realidade social que precisa ser mudada. A CF ilumina, de modo particular, os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola.

Por meio do exercício da oração, pessoal e comunitária, as pessoas tornam-se sempre mais abertas e disponíveis às iniciativas da ação de Deus.O jejum e a abstinência de carne expressam a íntima relação existente entre os gestos externos da penitência, mudança de vida e conversão interior.A esmola confere aos gestos de generosidade humana uma dimensão evangélica profunda, que se expressa na solidariedade. Coloca a pessoa e a comunidade face a face com o irmão empobrecido e marginalizado, para ajudá-lo e promovê-lo.

Para celebrarmos melhor o tempo litúrgico da Quaresma, valorizando a CF, poderemos responder às seguintes perguntas:

• Quais os sinais de pecado e de morte que marcam mais a nossa comunidade atualmente?

• Quais os sinais de vida e ressurreição que gostaríamos que aparecessem entre nós?

• Como ligar esses sinais com o mistério que celebramos?

• De que maneira podemos encaminhar a CF e as celebrações da Quaresma, para que ajudem a comunidade a melhor celebrar a Páscoa?

• Como sentimos o tema proposto pela CF em nosso bairro, cidade ou região? Qual será o gesto concreto?


2. Natureza e histórico da CF


Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira ideali-zaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistênciais e promocionais da instituição e torná-la, assim, autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada, pela primeira vez, na Quaresma de 1962, em Natal (RN), com adesão de outras três dioceses e apoio financeiro dos bispos norte-americanos. No ano seguinte, dezesseis dioceses do Nordeste realizaram a Campanha. Não teve êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja em nosso País.Em seu início, teve destacada atuação o Secretariado Nacional de Ação Social da CNBB, sob cuja dependência estava a Cáritas Brasileira, que fora fundada no Brasil, em 1957. Na época, o responsável pelo Secretariado de Ação Social era dom Eugênio de Araújo Sales, e por isso, presidente da Cáritas Brasileira. O fato de ser administrador apostólico de Natal (RN) explica que a Campanha tenha iniciado naquela circunscrição eclesiástica e em todo o Rio Grande do Norte. Esse projeto foi lançado, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1963, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II, em andamento na época, e realizado pela primeira vez na Quaresma de 1964. O tempo do Concílio foi fundamental para a concepção, estruturação e encaminhamentos da CF, do Plano de Pastoral de Emergência, do Plano de Pastoral de Conjunto e de outras iniciativas de renovação eclesial.
Ao longo de quatro anos seguidos, por um período extenso em cada um, os bispos ficaram hospedados na mesma casa, em Roma, participando das sessões do Concílio e de diversos momentos de reunião, estudo, troca de experiências. Nesse contexto, nasceu e cresceu a CF. Em 20 de dezembro de 1964, os bispos aprovaram o projeto inicial da mesma, intitulado: “Campanha da Fraternidade: pontos fundamentais apreciados pelo episcopado em Roma”. Em 1965, tanto a Cáritas quanto a Campanha da Fraternidade, que estavam vinculadas ao Secretariado Nacional de Ação Social, foram vincula-das diretamente ao Secretariado Geral da CNBB. A CNBB passou a assumir a CF.
Nessa transição, foi estabelecida a estruturação básica da CF. Em 1967 começou a ser redigido um subsídio, maior que os anteriores, para a organização anual da CF. Nesse mesmo ano, iniciaram-se, também, os encontros nacionais das Coordenações Nacional e Regionais da CF. A partir de 1971, tanto a Presidência da CNBB como a Comissão Episcopal de Pastoral começaram a ter uma participação mais intensa em todo o processo da CF.
Em 1970, a CF ganhou um especial e significativo apoio: a mensagem do Papa, transmitida em cadeia nacional de rádio e televisão, quando de sua abertura, na Quarta-feira de Cinzas. A mensagem papal continua enriquecendo a abertura da CF. De 1963 até hoje, a CF é uma atividade ampla de evangelização desenvolvida num determinado tempo (Quaresma), para ajudar os cristãos e as pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos, no processo de transformação da sociedade, a partir de um problema específifico que exige a participação de todos, na busca de alternativas de solução. É grande instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão, renovação interior e ação comunitária, como a verdadeira penitência que Deus quer de nós em preparação à Páscoa. É momento de conversão, de prática de gestos concretos de fraternidade, de exercício de uma verdadeira pastoral de conjunto em prol da transformação de situações injustas e não-cristãs. É precioso meio para a evangelização no tempo quaresmal, retomando a pregação dos profetas, conformada por Cristo, segundo a qual, a verdadeira penitência que agrada a Deus é repartir o pão com quem tem fome, dar de vestir ao maltrapilho, libertar os oprimidos, promover a todos.
A CF tornou-se especial manifestação de evangelização libertadora, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Material para catequese


Poucos catequistas sabem, mas a editora salesiana que é responsável pelo impreso dos materiais da campanha da fraternidade organizado pelos regionais.
Neste ano, o regional sul é o responsável pelo tema. E, assim elaboram também materiais e subsidios ótimos para ser trabalhado na catequese de todas as idades.
Sãos livros de 4 a 6 encontros que, como sugestãos, podem ser organizado e realizado nas casas dos catequisandos ou familias qu não participam da comunidade.
Infelizmente, esses materiais não são gratuitos. Mas quero deixar um aviso muito importante.
Não é bom que os catequistas se responsabilizem pelos custos finaceiros da catequese. Se ele(a) pode, bom. Mas não podemos nos esquecer de que somos comunidade e que temos que trabalhar em comum + unidade, isso é válido também para as paróquias e dioceses que devem ser as responsáveis por todos esses custos.
E você visitou o site da editora, gostou e acha importante que a sua paróquia adiquira o material será uma grande riqueiza para você, seus catequisandos e a comunidade.
No site da editora, você encontra alguns subsídios como oração, hino, caderno de capacitação, e sem esquecer, um pouco da história da CF no Brasil, que deverá ser um dos primeiros temas dado pelas catequistas afim de que todos saibam que não é de hoje que a igreja tenta orientar as comunidades para o envolvimento nesses temas.
Essa é a nossa dica de hoje.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Viva a São Sebastião!


Hoje, em toda igreja do Brasil, começa os festejos, preparação com novenas e missas, em honra ao grande mártir de toda a história: São Sebastião. Na minha cidade, Barreiras-Bahia, ele não é o santo padroeiro da cidade como em muitos lugares, exemplo Rio de Janeiro, mas é o Padroeiro de nossa Paróquia. Apesar desta diferença, em nossa diocese, é um dos santos onde a participação dos fieis é mais presente do que, até mesmo, no dia do padroeiro da cidade, São João Batista.
Durante estes nove dias, estarei postando tudo o que aconteceu nas festas, podendo servir também, como orientação e organização para a sua comunidade. Que sabe não aproveitamos as idéias, que nem eu sei o que vão fazer, pois meu papel é apenas cantar. E por falar em cantos, desde de 2005 que a nossa comunidade adotou um método mais fácil e simples de escolher e selecionar os cantos, confeccionando um livrinho de poucas páginas com orações, acolhidas, etc, afim também de nossa comunidade presentear aos que vem participar das festas ter um lembrança guardada. E nós já estamos na 4ª edição deste livrinho, que já virou rotina anual prepara-lo, pedir patrocínios e levar à gráfica.
Conforme a semana for passando, terei o maior prazer de lhes contar tudo que se passa na nossa comunidade, postando fotos e estou pensando até de colocar a homilias dos sacerdotes covidados.
Todos os anos, a diocese escolhe um tema para ser trabalhados nas festas de todos os padroeiros. E para este ano, vamos trabalhar um pouco sobre o documento de Aparecida (SP), "Dicípulos e missionários do Reino de Jesus".
Hoje, iniciamos com a novena da juventude que tem como tema "Jesus chama os discípulos a segui-lo", organizado pelo grupo de jovens JOCA - Juventude Organizada com Amor.
A nossa diocese é uma das mais novas do estado da Bahia, com quase 28 ano, tem a sua 3 igreja mais velha desta diocese a nossa paróquia, já com 22 anos. E com o passar do tempo, a cidade se desenvolvendo, ela sempre foi reformada, ou seja, tentando acompanhar o crescimento dos fiéis. E nos últimos anos não está mais em condições de "rebocar", precisamos sim, de uma nova estrutura. É claro que sempre a comunidade crescerá e por isso, essa não será a sua última modificação, mais temos que nos preocupar com o hoje.
Enfim, estamos arrecadando fundos realizando as quermeses, rifas, venda de lembraças e tantas coisas para que possamos juntar e poder começar, quando não sei, mais vamos pelo menos preparar o alicerce. Não posso esquecer de comentar também, que em nossa diocese, nossos amigos da Áutria também estão nos ajudando mandando suas contribuições. Essa ajuda vem, devido o nosso bispo e tantos outros padres também serem de lá. Toda a ajuda é sempre bem vinda, mas é preciso colocar a comunidade para trabalhar e lutar até pelo seu teto.

E se vocês que lêem este blog, podem também dar qualquer quantia depositando na conta da Paróquia São Sebastião:

Conta Corrente 30.000-4

Agência 4231-5

Banco do Brasil


Agradecemos desde já a sua ajuda, seja ela de divulgação ou com sua contribuição.


Fraternalmente,

Formadora.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Olá amigos catequistas....

É de suma importancia a participação de todos neste concurso, falo isso porque fui a vencedora do I Concurso, e a premiação é riquicima, sem contar na expriência que você adquire ao elaborar um material de sua autoria, isso mostra que seu conhecimento sobre os assuntos da igreja está bem amplo e que pode até ser repassado para outras pessoas, ajudando-as assim também no crescimento dos nosso irmaos que são , ou não, iniciantes como catequistas.Vale apena participar, e garanto, que depois da experienias, vocês iram querer sempre elaborar mais e mais materiais. E, acredito eu, que esse é um dos principais objetivos que os coordenadores do concursos querem atingir.Tenham total liberdade para falar do assunto, não só porque ganhei no I, mais pela experiencia que tenho com catequese, ja quase 7 anos, e que pela primeira vez pude confeccionar o material de minha autoria, e depois do primeiro ja estou no 3, mais ainda nao divulguei, pois não estão prontos, estes não participaram do II concurso, pois quero ser uma das pessoa que avaliará os materiais desta vez.
Desejo a todos que tenham espírito de compartilhamento de conhecimento e sabedoria para a confecção de seus materiais, e tentem esquecer o lado competitivo.
Graças a Deus, que esta competição é saudável. rs. Mas, que logo que sair a divulgação dos materias, que possamos analisa-los com sabedroria e com criticas construitivas, afim de ajudar a melhorar os nossos conhecimentos e crescimento Espiritual.
É com muita alegria que o blog também da a sua contribuição na divulgação deste evento. Vocês ficaram por dentro de tudo o que acontecerá.
Um forte abraço a todos e boa sorte.
;*

4ª e 5ª noite do novenário à São Sebastião

Olá caríssimos irmãos em Cristo,
Na segunda-feira, 14/01/08, tivemos a novena das crianças, coordenado pela catequese e RCC. Mas, como bem sabemos, estamos num período de férias de catequese, por tanto, as crianças que compareceram a noite, não foram da catequese, mais foi uma forma de incentiva-las e anima-las a querer se inscrever na catequese, que já começamos as incrições e que se estende até depois do carnaval.
A nossa coordenadora da catequese, Ir. Maria Rosa, celebrou nesta noite na reflexão do seguinte tema: JESUS NOS CHAMA A FAZER A ESCOLHA FUNDAMENTAL PELO REINO DE DEUS. Nossa coordenadora, juntamente com o grupo da RCC e os catequistas ornamentaram o ambiente devidamente com cara de criança, cheio de balões nos bancos, e aproveitando o coração ultilizado pelo Apostolado, colocaram um cartaz e na sua homilia, falou muito da importancia que tem o nosso maior tesouro, que é Jesus Cristo, o amor ao próximo e a fraternidade dentro das familias.
Sempre direcionando as suas perguntas as crianças, que mesmo não sendo "ainda" da catequese, souberam responder direitinho e prestaram bem atenção e não fizeram "muita bagunça", houve até que dissesse que estão em "silêncio".
No dia 15/01, ontem, foi a noite das comunidades que pertencem a nossa paróquia. São mais ou menos 15 comunidades, sendo 14 das comunidades rurais, e como nossas novenas acontecem a noite, estamos num período de chuva, e a estrada até a cidade não é lá das melhores, a comunidade de São Pedro, que fica na cidade, representou todas estas.
O celebrante da noite foi nosso diácono João, que refletio no tema: JESUS NOS CONVIDA A RENOVAR A FÉ. A comunidade, antes da homilia, fez um pequeno teatro, em que abordava a seguinte questão: Muitas familias que participam das comunidades e passam por problemas de saúde, financeiro, familiar, sãos as que mais duvidam que Jesus veio para nos ajudar, nos consolar, fortalecer e acima de tudo amar. No teatro, havia um jovem que participava ativamente da comunidade, mais teve a notícia que tinha um sério problema de saúde e sua condição financeira não podia bancar cirurgias. E a familia tentando lhe dar forças nessas horas difíceis fala para que ele tenha fé, e acredite no poder que tudo pode ser mudado. Mas, ele se colocar no posto de pessoa que servio tanto a comunidade e que agora, "Deus" se esquece dele, perdendo assim toda a sua fé. Logo o rapas recebe um novo exame e que a sua doença não estava mais. Então, ao receber a notícia, se colocar no lugar de pecador e incrédulo, e pede perdão a Deus. Por fim, é cantando a música de Salle Ferreira - Com Jesus tudo pode ser mudado . A reflexão de nosso diácono relacionado ao teatro, foi de que nós só acreditamos pela dor, e que bom que acreditamos nem que ela chegue pelo modo mais díficil.
E em mais uma noite termina com a realização das queremesses com animação de bandas locais que estão doando o seu tempo para alegrar nossas noites.
São Sebastião, rogai por nós.

Dica de site: Você conhece o site Catequisar?

No ar desde 2002, o site catequisar é o verdadeiro livro digital do catequistas.
Ele é um site, onde reuni catequistas de todos os lugares do Brasil, e que unicamente falam sobre catequese. Um site com muitas dinâmicas, temas, mensagens, leituras de reflexão e muito mais.
Vale apena você visitar, pois assim você terá a certeza de que está pesquisando em fontes verdadeiramente católica.
Muitos de nós já passou por apuros e perdido sem saber o que fazer para animar os encontros, ou até, já recorreu a diversos sitesde busca como Google, Yahoo!, etc, mais as vezes as fontes não eram confiavéis.
No site catequisar, você não precisa se preocupar. E poderá confirmar a minha informação entrando em contato com o criador do site através da caixa de mensagens do próprio site.
Sempre que precisar de alguma coisa, lembre-se que o site A catequese católica - www.catequisar.com.br sempre tem algo para você e sua catequese. Nunca deixe de visita e até fazer novas amizades através do chat do site.
Está foi a dica de hoje.
Bons estudos!

Jovens catequistas

É bom ver tantos jovens catequistas querendo saber mais do que já sabem. É bom perceber que estão partindo para o estudo da fé e assumindo a missão de ensiná-la aos seus companheiros de idade.
  1. Jovens transmitindo o Evangelho aos outros jovensSe quiserem assumir o ministério da catequese para instruir seus colegas na fé, podem ter certeza que sofrerão pressões de todos os cantos. Se o fizerem por amor à Igreja e com desprendimento, chegarão à idade adulta com a paz de quem pensou o tempo todo em Jesus e na Igreja católica como um todo, mais do que em si mesmo ou no seu movimento. Catequista vai além do seu grupo e do seu movimento de Igreja. Não repercute apenas as ideias do seu grupo. Repercute as ideias da Igreja. Dele se espera mais cultura e mais abrangência.
  2. Alguém repercutiu para vocêsAlguém repercutiu para vocês (catechein quer dizer mais ou menos isso: repercutir) e vocês agora querem repercutir para outros que Jesus esteve aqui, foi para o Pai, mas continua conosco, se quisermos. E, o que é importante: de reconciliados estão se tornando reconciliadores. Não há catequese sem penitência e sem perdão.Vocês vieram aqui (e se tornaram catequistas), provavelmente, porque ouviram o grito do Papa João Paulo II: "Avancem para as águas mais profundas". O Papa está pedindo mais profundidade na Igreja. Talvez porque esteja vendo que em toda a parte há pessoas brincando de ser catequistas, sem nunca ter lido os documentos da Igreja, como Catequese Tradendae, Sacrossantum Concilium, Catequese com adultos, e alguns até sem terem lido o Catecismo da Igreja Católica - e há catequistas que nem sequer leram a Bíblia!
  3. Ser um instrumento ajustado e afinadoMuitos têm boa vontade, mas lhes falta entender o que fazem. Muitos fazem porque todo o mundo está fazendo. O Papa quer jovens e gente mais culta e mais profunda para dar catequese. Especialmente, os jovens que são tão curiosos e querem saber tanta coisa. Pois que saibam e conheçam melhor a sua Igreja. Catequista vive da boca que anuncia, mas antes precisa viver dos olhos que lêem e aprendem.Esses jovens devem mostrar a verdadeira face da Igreja.

Texto baseado no artigo "Catequistas que vão a fundo"do Pe. Zezinho

Fonte: http://www.catequisar.com.br/

2ª e 3ª noite do novenário à São Sebastião

Como o prometido, vim hoje falar o que aconteceu nas duas ultimas noite deste fim de semana.
12/01 - grupo responsável Apostolado da Oração;
Tema: Bem aventurados os que seguem a Jesus.
Nesta noite, o grupo além de bem ornamentar o ambiente fez questão de preparar os cantos, e as procissões na qual, confeccionaram um coração de meio metro (mais ou menos) representando o Sagrado Coração de Jesus. Na porta de entrada, fizeram um arco de flores com outro coração, esse representando o Imaculado Coração de Maria. Dando sentido a preparação para o ambiente.
13/01 - grupo responsável Terço dos Homens;
Tema: Jesus nos ensina a viver um relacionamento novo.
Já quais 1 anos e meio que o grupo existe em nossa paróquia, e aos poucos está crescendo e levando a missão aos demais comunidades, assim implantando o grupo por lá.
Esse grupo composto apenas por homens é fruto do grupo mariano Mãe Peregrina, contendo em média de 20 a 25 homens, fieis e atuantes na comunidade. Demonstrando que a igreja hoje, não pode ser denomindade só por mulheres, crianças e jovens.
Nesta noite, o grupo preparou uma pequena ensenação de como estão as familias hoje, neste mundo em que a tecnologia e a televião ensinam muito mais do que o velho diágolo.
E no momento da benção com o Ssmo. Sacramento, o celebrante da noite, vigário geral da diocese e paróco da Igreja de São Sebastião, Pe. Geraldo, saem em prossição pelo corredor da igreja até a porta de entrada, juntamente com ele o grupo do terço dos homens. Foi, até agora, um dos momentos que mais me tocaram e mais bonitos da noite.
E como sempre, desde a primeira noite, acontecem a quermesse, em que todo os dinheiro arrecadado ficaram para a contrução da nossa comunidade. E como uma quermesse não pode parar, estão sendo realizados eventos com bandas da comunidade e locais, que aceitaram o convite de dar a sua contribuição, nas noites de festa da nossa comunidade.
Hoje, 14/01 as 20 horas, será o grupo da catequese juntamente com a RCC - Renovação Carismática Católica. A celebrante desta noite será a nossa cooredenadora da catequese, Ir. Maria Rosa.

Setor Música Litúrgica lança concurso para música do hino da CF 2009

Desde 2006 a CF passou a adotar apenas um hino e não mais músicas para as partes da missa. A decisão foi tomada em 2004 pelo do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB.
Segundo orientações do Setor Música Litúrgica da CNBB, o Hino da CF deve “primar por uma linguagem poética e estilo contagiante que traduza o conteúdo do tema da CF”. Além disso, deve ter “caráter convocativo e embasamento bíblico” e exprimir a “coerência entre fé e vida” sendo “uma mensagem que ajudará o povo de Deus a pôr-se em marcha”.

O padre José Antônio de Oliveira, da arquidiocese de Mariana (MG), foi o ganhador da letra do hino da Campanha da Fraternidade de 2009, que abordará o tema Fraternidade e segurança pública e o lema A paz é fruto da justiça (Is 32,17). A letra foi escolhida ontem, 10, durante a reunião do Grupo de Assessores da CNBB.
Após a definição da letra do hino, a CNBB, por meio do Setor de Música Litúrgica, lança o concurso da música do hino da CF 2009. Segundo as normas do concurso, a expressão musical do hino consistirá de caráter vibrante, vigoroso, ‘energizador’, melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembléia, força melódica e rítmica eficazes para a dinamização das potencialidades individuais e grupais. A melodia deve realçar o sentido da letra, ser fluente, simples e bela, ter características da genuína música brasileira.
A composição deverá ser enviada à CNBB, tanto em cd como de forma escrita, até o dia 30 de março de 2008, identificada, no remetente, apenas pelo pseudônimo do autor. Dentro do envelope devem constar o nome verdadeiro do compositor e o termo de Cessão de Direitos Autorais, preenchido e assinado.
As normas, na íntegra, podem ser encontradas no site da CNBB: www.cnbb.org.br Informações: (61) 2103-8300 ou pelo e-mail: musica@cnbb.org.br .

Fonte:www.cnbb.org.br

Campanha da Fraternidade

Olá caros amigos e amigas catequistas e animadores de comunidade,
Que a paz esteja convosco.
Apartir de hoje, sempre as quintas-feiras, estarei publicando um material que pode ajudar no aprofundamento da Campanha da Fraternidade.
O material tem como fonte o folheto "O DOMINGO", Semanário Litúrgico -Catequético, editora Paulinas. As dioceses que fazem pedidos e utilizam este folheto também acompanharam semanalmente os informes do secretário-executivo da CF, Pe. José Adalberto Vvanzella, e poderam também aqui no nosso blog acompanhar o trabalho deste sacerdote que nos ensinará bastante o que a Igreja do Brasil quer nos orientar.
Espero que gostem!
E se você quer adquirir também o folheto, ou sugerir para a sua diocese, é só entrar no site da Paulinas, www.paulinas.org.br, por telefone (11) 3789-4000, e-mail: assinaturas@paulus.com.br e por carta endereço: O DOMINGO - Vila Raposo Tavares, Km18,5 - Cx.Postal 2.534-01060-970 São Paulo, SP.
Por Pe. José Adalberto Vangela,
Secretário-executivo da CF
  1. Vem ai nova Campanha

Estamos no início de um novo ano. Se, por um lado, ele vai repetir uma série de eventos aos quais estamos acostumados - sejam de ordem natural, como a primavera, o verão, o outono e o inverno, sejam culturais, como o carnaval, a semana santa, as festas juninas etc. - , por outro, deve significar avanços históricos e existenciais, para que não seja um ano morto ou apenas um a mais, mas contribua para a realização de todas as pessoas.

Nese contexto, situamos a Campanha da Fraternidade. Mais um evento que se repete? Sem dúvida! A Igreja no Brasil e o povo brasileiro em geral já têm a campanha da fraternidade cini akgi qye faz parte de suas vidas durante o tempo da Quaresma. Simplismente mais uma? Certamente não! trata-se de nova campanha. Tem novo tema - "Fraternidade e defesa da vida" - e nova abordagem da bioética. Novos aspectos serão analisados, tendo em vista nossa maior adesão ao projeto do Deus da vida que se torna manifesto na festa da Páscoa.

Este ano a Campanha da fratrernidade vai começar mais cedo, pois a quarta-feira de Cinzas, data que marca o seu início, ocorrerá no dia 6 de fevereiro. Por isso convém acelerar a nossa preparação. Precisamos preparar nossos agentes de pastoral de acordo com o conteúdo do Texto-Base e distribuir os cartazes, os subsídios para grupos de reflexão, os encontros catequéticos, escolares e juvenis, os folhetos quaresmais etc. Precisamos também aprender o hino da Campanha da Fraternidade será um marco na nossa história de valorização e defesa da vida, fato que nos fará crescer muito, principalmente diante de Deus.

Comentários nas missas

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia (CEPL) realizou, nos dias 2 e 3 de julho de 2007, em Aparecida (SP), um encontro com os responsáveis pelos folhetos litúrgicos no Brasil. Foram estudados e dabatidos - com a ajuda de assesores - os comentários apresentados nos folhetos litúrgicos nos diversos momentos da celebração.
Com o consenso dos participantes, a CEPL fa um apelo aos redatores desses folhetos para que se apresente apenas um comentário para introduzir a Liturgia da Palavra, com a finalidade de preparar e dispor os fiéis para ouvirem atentamente as três leituras (1ª, 2ª e evangelho). Assim já não haveria, separadamente, um comentário para cada uma das leituras.
Optamos por essa decisão para darmos maior valor à palavra proclamada. Esta não pode ser interrompida ou intercalada com comentários e explicações que quebram sua unidade e o ritmo da celebração. A explicação e a atualização da palavra devem ser feitas em momentos próprios, a homilia. Por isso, muito mais do que um comentário, é a atitude de quem vai proclamar que ajuda a palavra a ser ouvida e acolhida.
Na celebração litúrgica, as "introduções" prestam o serviço de "iniciar", despertar, dispor a assembléia para a escuta atenta da palavra. Para usarmos um termo dos meios de comunicação social, essas "introduções" poderiam ser comparadas às "chamadas" que anunciam e preparam a assembléia para a escuta do Senhor.
Tenha-se presente o que o Missal Romano prevê para a celebração da Liturgia da Palavra, com destaque aos momentos de silêncio após cada leitura (cf, IGMR 128-134). Aí está claro que os "comentários não tem a finalidade de dar informações catequéticas ou moralistas, mas devem ser mistagógicos, isto é, conduzir a assembléia à plena participação da ação litúrgica.
Dom Joviano de Lima Júnior
Presidente da CEPL

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Slides da cf-2008, é bom estudar.

Barreiras-Ba, 09 de janeiro de 2007

Epifania do Senhor.

Aos meus amigos catequistas e animadores de comunidades,
a paz e a graça de nosso Senhor Jesus-menino estejam com todos.

Venho através deste comunicado, apresentar-lhe os datas-show que a CNBB preparou para melhor nos aprofundarmos no tema da CF deste ano de 2008. E o que mais chama a atenção é a apresentação realizada por médicos que contem o outro lado dos problemas hoje considerados polêmicas para a sociedade, onde , o certo seria que todos tivéssemos a consciência e ser contra a tais assuntos.
Garanto a vocês, assim como eu fiquei, vocês também terão uma visão mais forte do que os nossos cientistas fazem esquecendo assim o lado humano.
É super importante ficarmos atentos aos materiais que serão lançados pela igreja, afim de não ter dúvida e ser instrumento para conscientização de tantos outros.
A CF-2008 não só abordara temas como aborto, eutanásia, etc, como a questão do meio ambiente, Amazônia e o Rio São Francisco para que não esqueçamos que cada um tem uma vida e que o homem não está respeitando.

Desejo a todos bons estudos. e para adquirir os slides, basta acessar o site www.cnbb.org.br no menu esquerdo procurar por campanhas e depois clicar em Campanha da Fraternidade, então você encontrar ainda arquivos da CF-2007, mais aos poucos eles disponibilizaram mais materiais totalmente grátis.
Outra sugestão é baixar diretamente do nosso blog
  • Síntese do texto base
  • Data show - CF 2008
  • Oração da CF 2008


Que a Paz se estenda a você, seus familiares e a todos que lhe rodeia.
Abraços fraternos!

Em que mundo nós estamos. Nem as Leis de Deus respeitam mais.

Hoje, eu não vim só falar de catequese, mais argumentar um assunto em que, infelizmente atinge a toda população. Talvez mas do que só um alerta, nosso assunto será uma verdadeira catequese.
Se eu perguntar a vocês, como está o nosso paíz hoje, o que você responderia? Para e pense um pouco.
Com certeza vocês me apontaram inumeros acontecimentos de agreção a pessoa humana, de roubos, desonestidade, assasinatos, enfim, e olha que nem precisamos ir muito longe, apontando problemas de outros paises e/ou cidades/estados, vomos procurar um fato que vivemos ou que presenciamos.
Então, é com um fato em que eu presenciei que lhes contarei:
Hoje, 09/01/08, apareceu em meu trabalho um jovem pedindo para fazer uma ligação gratuita pois tinha sido sortiado na promoção. Então peguntei o número, onde o mesmo nem se quer soletrou o 0800, ja veio com código de interurbano, que logo indaguei, mais ele insistiu que continuasse afirmando ser ligação gratuita.
Bem, querendo ver até onde ia tal fato, continuei a discar os demais números, de um número de celuluar, a pessoa do outro lado da linha atendeu e passei para o rapaz conversar.
E sentada, resolvendo outros problemas, fiquei a prestar a atenção na conversa. E sem muito entender o porque de tanta demora e sendo ele, nas mãos com créditos de recarga e 2 latas de leito moça. Então quando eles, do outro lado da linha, pediram para aguardar, perguntei ao rapaz do que se tratava. O mesmo resppondeu dizendo que fez um cadastro pelo celular para a promoção do programa "Domingo Legal" emisora do SBT, apresentado pelo Gugu Liberato, e a noite ele recebeu uma sms dizendo que tinha sido sorteado e que só precisava comprar as latas de leite moça e mais R$50,00 em recargas para as operadoras Tim e Claro, totalizando R$ 100,00, e depois receberia uma casa no valor de R$80.000,00.
Tentando aconselhar que isso não se passa de um golpe, o pobre rapaz acreditou, e saiu acreditando, tento esperanças de ganhar tal "prêmio". Para tentar ajuda-lo, ainda entrei no site do programa e mostrei que não tem nenhuma promoção e muito menos no site do SBT, semelhante a que ele acreditou.
As pessoas perderam totalmente o sentido do que é um trabalho digno e lutar para conquistar os seus bens. Pesam sempre em obter suas casas, carros, imóveis atravéz de bingos, rifas, e/ou em promoções Televisivas.
Sem esquecer é claro da cara de pau, falta de vergonha na cara das pessoas que ligam para seu telefone, seja fixo ou móvel, para ofertar "sorteios" e fazer você apenas comprar crédito para celular, pois te garanto que a lata de leito moça, não passa pela linha telefonica muito menos chega via sms. É um dos golpes mais divulgados pela impressa, que de certa forma é um alerta para que, mesmo o mais inocente não caia nã tentação.
Por tanto, nunca esqueça que, não furtar, faz parte dos 10 mandamentos de Deus e que este golpe também se encaixa, só que estão do outro lado da linha, no conforto de suas casas e o governo não toma nenhuma providência para melhor a segurança pública e acabar com essas gangues telefonicas. E pra o goverso só lhe resta, se existisse, o XI mandamento, omissão do fatos.
E um ultimo recado, TOMEM MUITO CUIDADO, POR MAIOR QUE SEJA OFERTADO NO "PRÊMIO", PEÇA SEMPRE OS DADOS DE QUEM ESTÁ DANDO E EM CASO DE DÚVIDAS LIGUE PRA A POLICIA, DENUNCIE, POIS SÓ ASSIM ESTAREMOS AJUDANDO A ACABAR COM ESSA PESTE DA TELEFONIA.
E para não esquecermos quais sãos e os siginificados dos 10 mandamento, estou lintando para que você possa aprofundar melhor:
I - Amar a Deus sobre todas as coisas.
II - Não tomar seu santo nome em vão.
III - Guardar os domingos e dias santos.
IV - Honrar pai e mãe.
V - Não matar.
VI - Não pecar contra a castidade.
VII - Não furtar.
VIII - Não levantar falso testemunho. I
X - Não desejar a mulher (o marido) do(a) próximo(a).
X - Não cobiçar as coisas alheias.

O PRIMEIRO MANDAMENTO
"Amaras ao senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento". "Amarás o senhor teu Deus com todo o seu coração, com toda atua alma e com todas as suas forças" (Dt - 6,5). "Adorarás o senhor teu Deus" (Mt - 4,10). O primeiro mandamento convida o homem a crer em Deus, a esperar nele e a amá-lo acima de tudo. Adorar a Deus, orar-lhe, oferecer-lhe o culto que lhe é devido, cumprir as promessas e os votos que lhe foram feitos a eles são os atos da virtude de religião que relevam da obediência ao primeiro mandamento. O dever de prestar um culto autêntico a Deus incumbe ao homem, tanto individualmente quanto em sociedade. O homem deve "poder professar livremente a religião, tanto em particular quanto em público". A superstição é um desvio do culto que rendemos ao verdadeiro Deus. Ela mostra-se particularmente na idolatria, assim como nas diferentes formas de adivinhação e de magias. A ação de tentar a Deus, em palavras ou em atos, o sacrilégio, a simonia são pecados de irreligião proibidos pelo primeiro mandamento. Enquanto rejeita ou recusa a existência de Deus, o ateísmo de Deus, é um pecado contra o primeiro mandamento. O culto às imagens sagradas está fundamentado no mistério da encarnação do verbo de Deus. Não contraria o primeiro mandamento.
O SEGUNDO MANDAMENTO
"Não pronunciarás em vão o nome do senhor teu Deus"(Ex -20,7). "Senhor nosso Deus, quão prescreve respeitar o nome do Senhor. O nome do Senhor é santo". O segundo mandamento proíbe todo o uso impróprio do nome de Deus. A blasfêmia consiste em usar o nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos Santos de maneira injuriosa. O juramento falso invoca Deus como testemunha de uma mentira. O perjúrio é uma falta grave contra o senhor, sempre fiel as suas promessas. "Não jurar nem pelo criador, nem pela criatura, se não for por verdade, necessidade e reverência".No batismo o cristão recebe seu nome na igreja. Os pais, os padrinhos e o pároco cuidarão que lhe seja dado um nome de cristão. O patrocínio de um santo oferece um modelo de caridade e garante a sua oração. O cristão começa as suas orações e ações pelo sinal -da- cruz "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém". "Deus chama cada um por seu nome.
"O TERCEIRO MANDAMENTO
"Lembra-te do dia de Sábado para santificá-lo. Trabalharás durante seis dias e farás todas as tuas obras. O sétimo dia, porém, é o Sábado do senhor, teu Deus. Não farás nenhum trabalho"(Ex 20,8-10). "O Sábado foi feito para o homem e não o homem para o Sábado, de modo que o filho do homem é senhor até do Sábado"(Mc 2,27-28). "Guardarás o dia de Sábado para santificá-lo"(Dt 5,12). "No sétimo dia se fará repouso absoluto em honra do Senhor"(Ex 31,15). O Sábado que representava o termo da primeira criação é substituído pelo Domingo, que lembra a criação nova, inaugurada com a ressurreição de Cristo. A Igreja celebra o dia da ressurreição de Cristo no oitavo dia, que é corretamente chamado dia do senhor, ou Domingo. "O Domingo... deve ser guardado em toda e Igreja como o dia de festa por excelência". "No Domingo e em outros dias de festa de precito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa". "No Domingo e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis devem abster-se das atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do dia do senhor e o devido descanso da mente e do corpo".A instituição do Domingo contribui para que "todos tenham tempo de repouso e do lazer suficiente para lhes permitir cultivar sua vida familiar, cultural, social e religiosa". Todo cristão deve evitar impor sem necessidade aos outros aquilo que os impediria de guardar o dia do senhor.
O QUARTO MANDAMENTO
"Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o senhor, teu Deus, te dá"(Ex 20,12). "Era-lhes submisso"(Lc 2,51). "Honra teu pai e tua mãe"(Dt 5,16; MC 7,8). De acordo com o quarto mandamento, Deus quis que, depois dele, honrássemos nossos pais e os que ele, para nosso bem, investiu de autoridade. A comunidade conjugal está fundada na aliança e no consentimento dos esposos. O casamento e a família estão ordenados para o bem dos cônjuges, a procriação e a educação dos filhos. "A salvação da pessoa e da sociedade humana está estreitamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar"Os filhos devem a seus pais respeito, gratidão, justa e obediência e ajuda. O respeito filial favorece a harmonia de toda a vida familiar. Os pais devem respeitar e favorecer a vocação de seus filhos. Lembrem-se e ensinam que a primeira vocação do cristão consiste em seguir a Jesus. A autoridade pública deve respeitar os direitos fundamentais da pessoa humana e as condições de exercício de sua liberdade. É dever dos cidadãos colaborar com os poderes civis para a edificação da sociedade num espírito de verdade, de justiça, de solidariedade e de liberdade.
O QUINTO MANDAMENTO
"Não matarás"(Ex20, 13).Toda vida humana, desde o momento da concepção até a morte, é sagrada porque a pessoa humana foi querida por si mesma à imagem e semelhança do Deus vivo e santo.O assassino de um ser humano é gravemente contrário à dignidade da pessoa e a santidade do Criador.A proibição de matar não ab-roga o direito de tirar a um opressor injusto a possibilidade de prejudicar. A legítima defesa é um dever grave para quem é responsável pela vida alheia ou pelo bem comum. Desde a concepção a criança tem direito à vida. O aborto direto, isto é, o que se quer como um fim ou um meio, é uma "prática infame” gravemente contrária à lei moral. A igreja sanciona com pena canônica de excomunhão este delito contra a vida humana. Visto que deve ser tratado como uma pessoa desde a sua concepção, o embrião deve ser definido em sua integridade, cuidado e curado como qualquer outro ser humano. A eutanásia voluntária, sejam quais forem os motivos, constitui um assassinato. È gravemente contrária à dignidade da pessoa humana e ao respeito do Deus vivo, seu Criador. O suicídio é gravemente contrário à justiça, à esperança e à caridade. É proibido pelo quinto mandamento.O escândalo constitui uma falta grave quando por ação ou por omissão leva deliberadamente o outro a pecar. Por causa dos males e injustiças que toda guerra acarreta, devemos fazer tudo o que for razoavelmente possível para evitá-la. A Igreja ora: "Da fome, da peste e da guerra livrai-nos, Senhor". A Igreja e a razão humana declaram a validade permanente da lei moral durante os conflitos armados. As práticas deliberadamente contrárias ao direito dos povos e a seus princípios universais constituem crimes. "A corrida armamentista é a praga mais grave da humanidade,que lesa intoleravelmente o pobre". "Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt5, 9).
O SEXTO MANDAMENTO
"Não cometerás adultério" Ex20, 14; Dt5, 17). "Ouviste o que foi dito:'Não cometerás adultério'. Eu, porém, vos digo: todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração"(Mt 5,27-28). Ao criar o ser humano homem e mulher, Deus dá a dignidade pessoal de uma maneira igual a um e outro. Cada um, homem e mulher, devem chegar a reconhecer e aceitar sua identidade sexual. Cristo é o modelo da castidade. Todo batizado é chamado a levar uma vida casta, cada um segundo seu estado de vida própria. A castidade significa a integração da sexualidade na pessoa. Inclui a aprendizagem do domínio pessoal. Entre os pecados gravemente contrários à castidade é preciso citar a masturbação, a fornicação, a pornografia e as práticas homossexuais. A aliança que os esposos contraíram livremente implica um amor fiel.Impõe-lhes a obrigação de guardar seu casamento indissolúvel. A fecundidade é um bem, um fim do casamento. Dando a vida, os esposos participam da paternidade de Deus. A regulação da natalidade representa um dos aspectos da paternidade e da maternidade responsáveis. A legitimidade das intenções dos esposos não justifica o recurso aos meios moralmente inadmissíveis (por exemplo, a esterilização direta ou a contracepção). O adultério e o divórcio, a poligamia e a união livre são ofensas graves à dignidade do casamento.
O SÉTIMO MANDAMENTO
"Não roubarás"(Ex20, 15; Dt5, 19). "Nem os ladrões, nem os avarentos. Nem os injuriosos herdarão o Reino de Deus" (1Cor 6,10). O sétimo mandamento prescreve a prática da justiça e da caridade na administração dos terrenos e dos frutos do trabalho dos homens. Os bens da criação são destinados a todo o gênero humano. O direito à propriedade privada não abole a destinação universal dos bens. O sétimo mandamento proíbe o roubo. O roubo é a usurpação de um bem de outrem contra a vontade razoável do proprietário. Toda forma de apropriação e uso injusto dos bens de outrem é contrária ao sétimo mandamento. A injustiça cometida exige reparação. A justiça comutativa exige a restituição do bem roubado. A lei moral proíbe os atos que, visando fins mercantis ou totalitários, conduzem à servidão dos seres humanos, à sua compra, venda e troca como mercadorias. O domínio concedido pelo Criador sobre os recursos minerais, vegetais e animais do universo não podem ser separados do respeito às obrigações morais, inclusive para com as gerações futuras. Os animais são confiados à administração do homem que lhes deve benevolência. Podem servir para a justa satisfação das necessidades do homem. A Igreja emite um juízo em matéria econômica e social, Quando os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigem. Preocupa-se com o bem comum temporal dos homens em razão de sua ordenação ao Sumo Bem, nosso fim último. O próprio homem é o autor, o centro e o fim de toda a vida econômica e social. O ponto decisivo da questão social é que os bens criados por Deus para todos de fato cheguem a todos, conforme a justiça e com bens criados por Deus para todos de fato cheguem a todos, conforme a justiça e com a ajuda da caridade. O verdadeiro desenvolvimento abrange o homem inteiro. O que importa é fazer crescer a capacidade de cada pessoa de responder à sua vocação, portanto ao chamamento de Deus. A esmola dada aos pobres é um testemunho de caridade fraterna: é também uma prática de justiça que agrada a Deus. Na multidão de seres humanos sem pão, sem teto, sem terra, como não reconhecer Lázaro, mendigo faminto da parábola? Como não ouvir Jesus que diz: “Foi a mim que deixaste de fazer”.
O OITAVO MANDAMENTO
"Não apresentará um falso testemunho contra teu próximo" (EX 20,16). "Ouvistes também o que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos para com o senhor"(Mt 5,33)."Não levantarás falso testemunho contra teu próximo"(EX 20,16). "Os discípulos de Cristo revestiram -se do homem novo, criado segundo Deus na justiça e santidade da verdade"(Ef 4,24). A verdade ou veracidade é a virtude que consiste em mostrar-se verdadeiro no agir e no falar, fugindo da duplicidade, da simulação e da hipocrisia. O cristão deve "se envergonhar de dar testemunho de nosso Senhor” (2 Tm 1,8) em atos e palavras. O martírio é o supremo testemunho prestado à verdade da fé. O respeito à reputação e à honra das pessoas proíbe toda atitude ou palavra de maledicência ou calúnia. A mentira consiste em dizer o que é falso com intenção de enganar o próximo. Toda falta cometida contra a verdade exige reparação. A regra de ouro ajuda discernir, nas situações concretas, se convém ou não revelar a verdade àquele que a pede. "O sigilo sacramental é inviolável. Os segredos profissionais devem ser guardados. As confidências prejudiciais a outros não devem ser divulgadas"A sociedade tem direito a uma informação fundada na verdade, na liberdade e na justiça. É conveniente que se imponham moderação e disciplina no uso dos meios de comunicação social. As artes, mas, sobretudo a arte sacra, tem em vista, “por natureza exprimir de alguma forma possível nas obras humanas à beleza infinita de Deus e procuram aumentar seu louvor e suas glórias na medida que não tiverem outros propósitos senão o de contribuir poderosamente para encaminhar os corações humanos a Deus”.
O NONO MANDAMENTO
"Não cobiçaras a casa de teu próximo, não desejarás sua mulher, nem seu servo, nem sua serva, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo"(Ex 20,17) "Todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração"(Mt 5,28). O nono mandamento adverte contra a cobiça ou concupiscência carnal. A luta contra a cobiça carnal passa pela purificação do coração e pela prática da temperança. A pureza do coração nos permitirá ver a Deus e nos permite desde já ver todas as coisas segundo Deus. A purificação do coração exige a oração, a prática da castidade, da pureza da intenção e do olhar. A pureza do coração exige o pudor, que é paciência, modéstia e descrição. O pudor preserva a intimidade da pessoa.
O DÉCIMO MANDAMENTO
"Não cobiçarás coisa alguma que pertença ao teu próximo" (Ex 20,17). "Onde está teu tesouro, aí estará teu coração” (Mt 6,21). "(Ex 20,17). O décimo mandamento proíbe a ambição desregrada, nascida, da paixão imoderada das riquezas e de seu poder. A inveja é a tristeza sentida diante do bem de outrem e o desejo imoderado de dele se apropriar. E um vício capital. O batizado combate à inveja pela benevolência, pela humildade e pelo abandono nas mãos da providência Divina. Os fiéis de Cristo "crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências" (Gl 5,24); são conduzidos pelo Espírito e seguem os destinos dele. O desapego das riquezas é necessário para entrar no reino dos Céus. "Bem aventurados os pobres de coração".Eis o verdadeiro desejo do homem: "quero ver a Deus". A sede de deus é saciada pela água da vida eterna.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Discípulos e Missionários, em defesa da vida.

O mês de fevereiro, este ano, introduz a Igreja na Quaresma com a cerimônia das Cinzas ja no dia 6. O convite - repetido individualmente a cada fiel que se coloca na fila dos que desejam acompanhar o caminho de Jesus para a Páscoa - é "Convertei-vos e crede no evangelho".
A proposta específica deste "tempo favorável" é a conversão buscada e acolhida na penitência, na oração, na reflexão, morte e ressurreição. O profetas voltam para apresentar exortações pertinentes aos que, incluídos no mistério da salvação pelo batismo, desejam aprofundar a novidade que Cristo trouxe ao mundo pela oferta da sua vida. Na liturgia da palavras, especialmente aos domingos, vamos deparar com textos do evangelho que nos recordarão que somos homens e mulhres renascidos no batismo e configurandos com Cristo.
Coincidindo com o tempo da Quaresma, a Igreja no Brasil propõe a Campanha da Fraternidade. Este ano o tema em foco é a vida - Fraternidade e defesa da vida -, com o seguinte objetivo geral: "levar a Igreja e a sociedade a defender e promover a vida humana, desde a sua concepção até a sua morte natural, compreendida como dom de Deus e co-responsabilidade de todos, na busca de sua plenificação a partir da beleza e do sentido da vida em todas as circuntâncias e do compromisso ético do amor fraterno".
A Igreja está em estado de missão. O convite feito pelo documento de Aparecida é o de "abraçar todo o continente para transmitir-lhe o amor de Deus e nosso", desejando que "este abraço possa alcançar o mundo inteiro". O entusiasmo com que o continente latino-americano, especialmente o Brasil, recebeu as conclusões da V Conferência Geral enseja como que um "novo pentecostes" que impulsina a todos a ir em busca dos que pouco conhecem e amam Jesus Cristo, para formar com alegria a comunidade de amor do nosso Deus e Pai. A missão deve, pois, atingir a todos de forma permanente e profunda.
A Quaresma é tempo oportuno para, entrando mais uma vez na escola de Jesus, formar discípulos e missionários. Homens e mulheres que avancem com esperança na construção de comunidades marcadas pela força do Espírito e iluminadas pela luz do evangelho.
Que todos, nos seguimento do salvador Jesus, nos demos as mãos para fazê-lo mais conhecido e mais amado - sendo sempre fiéis defensores da vida.

Dom Geraldo Majella Agnelo, Cardeal Arcebispo de Salvador-Ba.
Fonte: Liturgia Diária
Editora: Paulinas

Falar ou não falar, eis a questão.

Muitos de nós, pare para pensar, já pensamos em desistir de tudo. Principalmente quando você sente que nada está dando certo, parece que só dá errado quando você está a frente de determinada atividade e, principalmente, quando não temos o apoio daquele que está para nos orientar, auxiliar e tantar ver o crescimento e desenvolvimento da comunidade.
E por muitas vezes, deixamos de lutar pelo que conhecemos, com medo de que o padre "expluse-nos" da comunidade. Na verdade, o acontece, é que desde quando nascemos, nossos avós, pais, tios, sempre nos ensinam que os religiosos são pessoas de respeito e que não se deve ir contra um "dizer" do padre, que é "pecado". E ficamos com isso na cabeça, é claro que as vezes não é exposto desta forma. E quando não é desta, ou de outra forma, apenas aceitamos como uma decisão final para tudo.
Na verdade não é bem assim. Temos que ter a consiencia de que os padres, religiosos e religiosas até mesmo os bispos, passam pela nossa comunidade, deixam um trabalho caminhado e logo depois é transferido, muda de cidade ou até chega ao óbito. O que nos temos que fazer é tentar enfrentar, mesmo que tenha que dize a ele "o senhor está errado". Antes memos deles serem o pastor do rebanho, eles são seres humanos, e que também erram, e nós, que conhecemos a comunidade, nascemos e queremos vê-la crescer é que sabemos o que é bom para os nosso jovens, crianças e adultos que lá estam semanalmente, seja com chuva ou com sol.
O fato de termos respeito e não respeitar é diferente de enfrentar ou não enfrentar tais situações. O maior exemplo, acontece no trabalho com a catequese em que, muitas vezes, a resposta é mais rápida e visível, quando colocamos uma turma de catequese para assumir o dia das mães, páscoa, pais, etc, a ajuda e o apoio na compra de materiais é mais concreto e que pode causar "ciúmes" das outras pastorais que sempre ficam em segundo plano. Mas temos que ser realistas, e que as vezes o problemas pode ser ao contrário e muitos catequistas, que amam e lutam pela causa da evangelização, tiram do próprio bolso só para não ver o desanimo de seus catequisandos. Então nos perguntamos: onde está errado? Bom, ai não cabe a mim responder, porque cada um de nós tem que lutar e enfrentar os problemas sem medo, mesmo que depois você ache que está "intrigado com 'aquele' padre", ou que "ele sempre implica comigo", isso só servirá de crescimento tanto para você quanto para ele, que terá muita sabedoria e aprenderá que nem sempre o que ele 'acha' que é bom para a comunidade é realmente bom.
E para encerrar deixo uma frase, muito interesante, que vi em um jornal divulgando o novo cd de Pe. Joãozinho:
  • "O povo só se torna amigo do padre e da Igreja quando o padre se torna amigo do povo" (Pe. João Leão Dehon)