quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

As práticas que nos santificam

A quarta-feira de Cinzas abre o tempo da Quaresma e também dá início à Campanha da Fraternidade, que propõe sempre - mas particularmente este ano - a defesa da vida. Este tempo de renovação espíritual nos prepara para celebrar a Páscoa de Jesus. Os 40 dias que nos separam da maior festa dos cristãos, a Páscoa, lembram os 40 anos de deserto do povo de Israel em busca da libertação e os 40 dias de jejum de Jesus.
O evangelho de hoje nos apresenta três práticas fundamentais do cristão: a caridade, a oração e o jejum. Essas práticas envolvem a pessoa com o próximo (esmola), com Deus (oração) e consigo mesma (jejum).
A esmola ou caridade nos lembra o aspecto da solidariedade que todo critão deve ter. O "gesto concreto" da Campanha da Fraternidade tem esta função: auxiliar alguém em dificuldades ou alguma instituição filantrópica. É um compromisso concreto com alguém.
A oração nos põe em contato com o trancendente, com a divindade. A oração faz parte da vida do cristão e nos lembra que, acima de nós, há alguém que não pode ser dispensado e do qual dependemos - Deus.
O jejum, muito incentivado na Bíblia, continua válido atualmente. Além de promover a renúncia de algum alimento em alguns dias do ano e libertar-nos da "febre do cnsumismo", ele tem a função de purificar nossa vid e é sinal de espera vigilante do Deus que vem e de cultivo da paciência e da tolerância para com os outros.
Se esses três elementos fazem parte da vida cristão nos 365 dias do ano, na Quaresma, com empenho e coragem, devem ser ainda mais valorizados e assumidos. Eles são o caminho de nossa santificação.
Durante o tempo quaresmal - há várias décadas - a Igreja nos apresenta também a Campanha da Fraternidade. Para este ano, o tema em destaque é "fraternidade e defesa da vida" e o lema, "escolhe, pois, a vida".
Pe. Nilo Luza,ssp
Fonte: Semanário Litúgico-catequético "O DOMINGO"
Editora: Paulus

Nenhum comentário: