terça-feira, 13 de outubro de 2009

Somos Templos do Espírito Santo


Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado - e isto sois vós. Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se julga sábio à maneira deste mundo, faça-se louco para tornar-se sábio, porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois (diz a Escritura) ele apanhará os sábios na sua própria astúcia. E em outro lugar: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, e ele sabe que são vãos. (1 Cor 3, 16-20)

O mundo atual é muito corrido, o mundo da “rapidez”, da “bola”, dos “modismos”, da “banalização do ato sexual”, da “globalização”, “digital e virtual...” Hoje, vemos que o espírito mundano causa dissensões nas igrejas, tirando pessoas do caminho, desviando e até minando a nossa fé, como o próprio Jesus afirmou na parábola do Semeador (Mt 13, 4-30). A juventude sempre almeja a tão sonhada “liberdade”. Ser livre para andar sozinho, ter liberdade de chegar tarde em casa, de dormir em outros locais, de ter seu próprio dinheiro e ser independente... Todos sabem que os jovens precisam de espaço e que eles precisam crescer e amadurecer. Mas vem a pergunta: O que é ser livre?? Liberdade é apenas isso?? O mudo está cheio de prisões (Internet, televisão, rádio, modismos, alienações, consumismo, materialismo, drogas, violência, prostituições, competições, depressão...), logo, temos de nos posicionarmos perante ele. Jesus nos fala que teremos aflições e sofrimentos no mundo (Jo 16, 33), mas devemos ter sempre a Fé como guia e, assim como Ele: venceremos. Irmãos existem muitas tarefas a serem realizadas, mas são poucos aqueles que as aceitam, ou melhor, entendem o verdadeiro chamado de Deus.

Assim, nós somos os instrumentos onde o Senhor pega a água (nossas qualidades) e a areia (nossos defeitos) e os coloca a serviço do Reino. Existem várias passagens bíblicas que exaltam a figura daqueles que seguem verdadeiramente a vontade de Deus. A que eu mais aprecio está em Jeremias: “Eu te constitui profeta para as nações.” (Jr 1, 4-5). Sabemos que existe a igreja (templo) e a Igreja (comunidade de fiéis) e esta segunda é que deve ser exaltada, é ela que deve ser a base da Evangelização (1Cor 10, 17; 12, 12-27). A Igreja vê na juventude uma enorme força renovadora, símbolo da própria Igreja que é chamada a uma constante renovação!! Deus não quer homens e mulheres conformados com este mundo (Rm 12, 2); é preciso ir além e não tomar a forma dada por uma vida paganizada. É preciso sair das margens da Fé avançar para águas mais profundas!! Essa é a única maneira de discernir a vontade de Deus. Todo aquele que assume a Fé em Jesus, deve assumi-la incondicionalmente “Aquele que vive E crê em mim jamais morrerá” (Jo 11, 26). Sabemos também que Lúcifer, o diabo, por inveja, através do “mundo”, tenta nos afastar de Deus. O projeto do “encardido” visa que a felicidade da vida consiste em ter bens, poder, satisfação pessoal e prestigio principalmente. Precisamos saber discernir que o projeto de Jesus Cristo é outro! A vida consiste em ser filho, irmão, amado, servo, um povo livre. Os bens materiais não devem ter o primeiro lugar em nossas vidas (Mt 6, 19-21) e não devemos ter medo de seguir verdadeiramente a Jesus. Assim como Zaqueu (Lc 19, 8-10) devemos, na presença do Senhor, renunciar ao “mundo” e crer fielmente à Boa Nova. Não podemos ser como o “Jovem Rico”, que desistiu de seguir Jesus por possuir muitos bens (Mt 19, 16-25) Todo aquele que assume a Fé em Jesus, deve assumi-la incondicionalmente (Jo 11, 26) e, assim, não podemos ficar em cima do muro (Ap 3, 16), nem brincar se ser Igreja!!! "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (1Jo 2, 6)

Jovem, não podemos brincar se ser Igreja!!! Estamos em guerra contra um exército aguerrido e extremamente maligno, cujo comandante é um anjo decaído, chamado Satanás. É preciso RENUNCIAR, RESISTIR e RESTAURAR. Você tem vivido os Sacramentos? Participado da Eucaristia? Vivenciado a Confissão?? Que tipo de música você ouve? Que tipo de amizades vocês tem buscado? Que lugares você freqüenta? Roupas têm usado? Você realmente busca uma mudança em sua vida? Desde seu início de Crisma, você viu essa mudança acontecer?? Você está orando??... É muito fácil dizer que cremos em Deus, e até os demônios crêem: “Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem.” (Tg 2, 19) Não basta crer. É preciso viver a fé! (Jo 11, 26) Precisamos ser santos e santas de nosso tempo! Temos que preservar nossos corpos contra esse “mundo”: "Mas o corpo não é para a devassidão, ele é para o SENHOR e o SENHOR é para o corpo” (I Cor 6,13).

Há muitos jovens que até possuem uma vida ativa na Igreja, pessoas com uma atividade pastoral intensa, até mesmo com grandes responsabilidades. Há outros que freqüentam só as missas, mas são muito cristãos. Porém, com o tempo, foram se cansando das coisas de Deus, vão desanimando, “esfriando como um pedaço de carvão longe da brasa”, afirmando que não têm mais tempo, se dizem cansados, abatidos, se entregando pouco a pouco aos braços do mundo, ou seja, acabam abandonando a Fé. Começam a buscar um “Cristo Light”, vivem uma “Fé de supermercado”, e pregam um Jesus desfigurado que aceita seus pecados... Adequando o Evangelho as suas vidas. Imaginou isso? Pois bem: Pode haver pessoas assim a sua volta!! Pessoas que sorriem, dão risada quando estão na Igreja, mas que andam cambaleando em suas dúvidas, nos problemas pessoais, familiares, cheias de questionamentos, desanimadas, que estão prestes a perder a Fé. Também existem muitos cristãos falam bonito, mas não possuem atitudes de vida coerente com aquilo que pregam. Assim sem atitude cristã, a nossa fé é Morta! (Tg 2, 17) Um jovem cristão tem que comunicar a fé, o Evangelho, a esperança e amor, ardor missionário, vibração e alegria, responsabilidade e dedicação, ser exemplo perante o próximo e tantas outras virtudes (1Tm 4, 12) Não podemos ser “pescadores de aquário”, como diz Dom Rafael Cifuentes. Mas quem disse que seguir Jesus é fácil??? O verdadeiro cristão é aquele que professa a sua fé onde quer que esteja! Eu preciso ser exemplo (“Sal da terra e luz do mundo”) perante minha família, no colégio, faculdade, no meu trabalho, meu ministério, minha Igreja..., em todo o lugar e a toda a hora!!! O que me adianta ser uma pessoa na igreja, nos encontros e eventos e outra totalmente diferente com a minha namorada, com meus amigos... Mascarado não dá mais pra viver! A atitude de Jesus na Cruz expressa muito mais do que toda a sua pregação anterior. Ele não só pregou o amor. Pagou o preço mais alto: deu a sua vida.

“Lembra-te do teu Senhor nos dias de sua Mocidade...” (Ecl 12, 1)

Seja Santo!

Juberto Santos
historiador_ufrj@yahoo.com.br

Nenhum comentário: