domingo, 19 de dezembro de 2010

Devemos buscar sempre seguir o exemplo de Jesus?

Ser Exemplo Hoje

Se um cristão tem que comunicar a fé, esperança e amor, ardor missionário, vibração e alegria, responsabilidade e dedicação, e tantas outras virtudes, deverá possuí-las antes. O Cristão não nasce; faz-se! Não podemos ser “pescadores de aquário”, como diz Dom Rafael Cifuentes. Entendeu-se que o líder, em suma, é aquele que auxilia o grupo a atingir seus objetivos em objetivos em uma determinada situação. O cristão, dessa forma, precisa ser exemplo perante os outros. Ser Cristão é ser líder, pois é aquele que conhece a verdade e tem a missão de transmiti-la aos outros. Eu preciso ser exemplo (“Sal da terra e luz do mundo”) perante minha família, meu ministério, meu grupo,  minha Igreja sempre, em todo o lugar e a toda a hora!!! O que adianta eu ser uma pessoa na igreja, nos encontros e eventos e outra totalmente diferente com a minha namorada, meu esposo, meus filhos, com meus amigos... Mascarado não dá mais pra viver! Temos que fazer nossas escolhas, sair de cima dos muros da indecisão (Ap 3, 15-16) Essa é a nossa maior vocação!

Mas assim que pensamos isso, vem as perguntas: Como? Por que? ... Se somos cristãos, devemos seguir o exemplo de Jesus. "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (1Jo 2, 6) Se você é uma liderança religiosa,  precisa ser luz e exemplo para o próximo. Precisamso ser castos e Santos!! Deus não quer homens conformados com este mundo (Rm 12, 2); é preciso ir além e não tomar a forma dada por uma vida paganizada. Essa é a única maneira de discernir a vontade de Deus. Todo aquele que assume a Fé em Jesus, deve assumi-la incondicionalmente “Aquele que vive E crê em mim jamais morrerá” (Jo 11, 26)

Não podemos brincar se ser Igreja!!! Estamos em guerra contra um exército aguerrido e extremamente maligno, cujo comandante é um anjo decaído, chamado Satanás. É preciso RENUNCIAR, RESISTIR e Deus irá  RESTAURAR. Você tem vivido os Sacramentos? Participado da Eucaristia? Vivenciado a Confissão??... Amado(a),  Deus é tão fabuloso, que Ele nos deu: 2 olhos (um para contemplá-lo e o outro para o irmão), 2 orelhas (uma para escutar sua voz e outra para ouvir o próximo), 2 braços (um para o louvor e outro para ajudar o irmão), 2 pernas (uma para andar para o Evangelho de Cristo e outra para ir em direção ao outro). Nos temos que olhar para todos com um olhar transformador. Temos que ter desprendimento das coisas mundanas e ter mais segurança em Deus! Tenha certeza que, no “mínimo”, você terá o auxílio de 14 pessoas (Maria, José, e os doze Apóstolos), além dos Anjos e Santos. Com certeza, eles intercederão a Deus por ti e pela sua missão. Este questionamento é muito importante porque vemos que a figueira que não produz frutos é amaldiçoada por Jesus. “Meu justo viverá pela fé, mas se voltar atrás não contará com a minha estima” (Hb 10, 38).

            Para servir a Deus verdadeirmente, é necessário inúmeras virtudes: Humildade, Vida Interior, Ser Instrumento de Deus, ser um homem de Oração, inspirar segurança e confiança, ser laegre, dinâmico, saber escutar, ser discreto... SER SERVO. Mas existem as tentações e os grandes pecados para aqueles que estão a frente de algum ministério. Eis os grandes pecados: VAIDADE, CIÚME, SERVIR PELA METADE, SERVIR SEM AMOR, VOLVAR A VIDA ANTIGA, ORGULHO, AGIR PELA CARNE, FALTA DE COMPROMISSO, NÃO PARTILHAR, e a pior de todas... AQUELA QUE NÃO CONTAMOS A NINGUÉM, QUE NÃO PARTILHAMOS... AQUELA QUE NÃO ADMITIMOS QUE TEMOS... É A MAIS OCULTA E MAIS PERIGOSA DE TODAS!!!

            Não podemos criar um novo catecismo, viver e pregar o nosso próprio Evangelho, anunciar um Cristo light. Depois que JESUS morreu todos os discípulos ficaram com muito medo e viviam trancados. Pedro disse:  “Eu vou pescar e todos os outros disseram: Vamos contigo.” Esta é a primeira atitude que temos quando estamos em uma dificuldade, é voltar a vida velha, mas esta palavra diz que eles passaram a noite inteira e não pegaram nem um peixe e sabe porque???  Porque um dia este Pedro passou de pescador de peixes para ser pescador de homens e o mesmo acontece com todos nós. Um dia Jesus lhe disse algo que você pode até não lembrar de cabeça, mas está cravado em seu coração. Da mesma forma que Jesus conhecia a vocação de Pedro, ELE também conhece a sua. Eis o maior desafio do servo fiel a Deus: "É preciso que ele cresça e eu diminua" (João 3,30). Nós somos instrumentos de salvação de almas! A minha vida de ontem cheia de erros e de pecados não poder ser a mesma de hoje!

            Eis o que assinalou um padre: “Não vou à Igreja porque alguém me obriga... Não rezo porque tenho medo de Deus... Não tenho 'obrigações espirituais'... Ninguém me proíbe ou me condena, minha igreja apenas me orienta, me mostra o caminho, porque... ‘minha fé é expressão de minha liberdade!’ (Jo 6,67)

            Há muitas tarefas a serem realizadas, mas são poucos aqueles que as aceitam, ou melhor, entendem o verdadeiro chamado de Deus. Muitos não abrem espaço em suas vidas para Deus nem para o seu Evangelho, dizem não possuir tempo para tal. Madre Tereza de Calcutá sobre esse assunto costumava dizer: “Ter tempo é uma silenciosa declaração de amor”. Em Jeremias vemos a nossa vocação: Eu te constitui profeta para as nações” (Jr 1, 5). E para chegarmos ao Povo de Deus, precisamos ter maleabilidade, temos que trabalhar uma conscientização cristã, com carinho, dedicação e muito amor. Nós somos os instrumentos onde o Senhor pega a água (nossas qualidades) e a areia (nossos defeitos) e os coloca a serviço do Reino. Não se esqueça disso: Sozinhos, não somos nada; mas juntos, vencemos distâncias!
A paz!

Juberto Santos/RJ

Um comentário:

Lucyanna Rodrigues disse...

http://2.bp.blogspot.com/-8rXMvwy5pxE/TemDbgYY9aI/AAAAAAAACeg/lAx4lsJ6ctQ/s1600/Selinho+Parceria.jpg

olá,estou enviando um selo da parceiria de blogs de catequese, participem!