domingo, 19 de dezembro de 2010

Namoro Cristão - Relacionamento Cristão


            Como sabemos, namoro é tempo de conhecimento mútuo, de revelação um ao outro, de alegria serena e de descoberta do amor. Por isso, é necessário levar os jovens a reflexão neste tempo de namoro para que possam pensar sobre suas escolhas e desejos antes de formarem uma família. Namoro é o período em que o rapaz e a moça procuram conhecer-se em preparação para um compromisso mais sério: o casamento. No matrimônio, homem e mulher doam seus corpos, constituem uma só carne e tornam-se instrumentos de Deus na formação de uma família e na geração de novas vidas. “A sexualidade está ordenada para o amor conjugal entre o homem e a mulher. No casamento a intimidade corporal dos esposos se torna um sinal e um penhor de comunhão espiritual (...)" Catecismo da Igreja Católica - Parágrafo 2360. A sexualidade humana é obra divina. Por isso é um sublime mistério. A sexualidade humana está ordenada à totalidade da pessoa, sendo de importância decisiva para o desenvolvimento equilibrado da personalidade. Desse modo, a sexualidade é muito mais abrangente, pois engloba o físico, o psíquico e o espiritual. (CIC)

            Contudo, antes de doar os corpos é preciso doar as almas. No período do namoro, os jovens devem procurar não o corpo do outro, mas a sua alma. Eles não podem ter relações sexuais, pois o corpo do outro ainda não lhe pertence. Unir-se ao corpo alheio antes do casamento (fornicação) é um pecado contra a justiça, algo como um roubo. “Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo.” (1Cor 6, 18) Nosso corpo é templo do Espírito Santo e a profanação desse templo é um sacrilégio! “Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado - e isto sois vós.” (1Cor 3, 16-17)

            Todavia, não é apenas a fornicação que é pecado, mas tudo que provoca o desejo de fornicação, como certos abraços e beijos que, são mais do que constituições de afeto e despertam o desejo físico. Aliás, é possível profanar o templo do nosso corpo até por pensamento: “Todo aquele que olha para uma mulher com mau desejo já cometeu adultério com ela em seu coração” (Mt 5, 28). Vale a pena lembrar o que Jesus dizia: “Vigiai e orais para não caíres em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26, 41). “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.” (1Cor 6, 12).

            O prazer da excitação dos sentidos, além disso, torna-os incapazes de perceber a beleza da alma do outro. O namoro deixa de ser uma ocasião de amar e passa a ser uma ocasião de egoísmo a dois, cada um tentando sugar do outro o máximo de prazer, contudo, só quem quer seguir verdadeiramente a Jesus precisa ter essa conscientização sobre o relacionamento com o outro. Mas como se deve namorar?? Sendo o namoro o encontro de dois templos sagrados que desejam conhecer-se e amar-se interiormente, devem lembrar que vocês são cristãos, logo, precisam agir como tal, precisam ser exemplos aos outros.

E SE O OUTRO NÃO ACEITAR NAMORAR CRISTÃMENTE??

            É preciso renunciar ao namorado! Jesus afirmava claramente: Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho mais que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. (Mt 10, 37-38) E Jesus poderia ter acrescentado: AQUELE QUE AMA SEU NAMORADO MAIS DO QUE A MIM, NÃO É DIGNO DE MIM! Para conservar a Graça que Cristo nos conquistou com o preço do seu sangue, devemos renunciar até a própria vida. Mas há um conforto: Se o outro não aceitar namorar se não através de beijos e abraços escandalosos, querer ter relações sexuais antes do casamento ou carícias impróprias, na verdade, ele (a) não ama você, mas deseja apenas o prazer que você pode oferecer. Quer apenas te usar como um copo descartável. Lembre-se: O verdadeiro amor sabe esperar.

É PRECISO SER DIFERENTE DE TODO MUNDO??

            SIM. O verdadeiro cristão deve ser Sal da Terra e Luz do mundo (Mt 13, 33). Na carta de São Paulo a Romanos, vemos claramente como nós devemos ser frente a esse mundo cheio de violências, modismos, drogas, prostituições, poligamias, injustiças e inverdades: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.” (Rm 12, 2)

            Aquele que procura o prazer encontra o prazer, mas depois vem o vazio, o remorso de consciência e a tristeza. Aquele que se abstém do prazer por amor, encontra a alegria. Os puros de coração são capazes desde já de conhecer as coisas de Deus muito melhor que os outros. A pureza se expressa no olhar. Ao olharmos parar os olhos de uma pessoa pura, vemos algo de Deus em sua alma. A alegria da pureza está acima do prazer carnal assim como o céu está acima da terra. Ser puro não é fácil, mas não é impossível. Amado (a), Castidade é virtude, não radicalismo!! Deus nos capacitou a vencer tal provação! Leia a Palavra Dele: "Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela". (1Cor 10,13)

NAMORO: INÍCIO DO MATRIMÔNIO

            O namoro deve ser visto como um ato de amor, não como diversão, pois você estará desrespeitando um templo de Deus. Atualmente, a sociedade vem usando um termo do mundo que é contra tudo o que Jesus pregou e faz com que seu Sacrifício seja sem nenhum valor. Esse termo é o FICAR. Ele possui uma conotação anti-cristã, pois representa: Desonestidade, Desconfiança, Descompromisso, Superficialidade, Desrespeito contra vida, Não valoriza o verdadeiro amor, Infidelidade, Impureza, Indecisão, Perversidade, Ato de pura atração Física... O relacionamento entre duas pessoas cristãs dever ser sincero, honesto, fraterno, compromissado e, principalmente, santo! “Sereis santos porque Eu sou santo.” (Lv 11, 45). Lembre-se que não basta crer, é preciso viver a fé!! “Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade.” (1Jo 3, 18) E mais: “E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?” (Jo 11, 26). 

            Nada deve ser feito sem pensar muito. O ditado diz: “A pressa é a inimiga da perfeição” e com o namoro não é diferente. As pessoas precisam observar bem os pretender antes de se aproximar, Analisar como ele (a) se relaciona com os amigos, parentes, se participa da mesma fé que você e que se sinta a vontade com as atividades que você tem ou participa, se possui um ideal de vida, os tipos de locais onde freqüenta, como ele é por dentro. Observar é a principal arma que nós temos para evitar desilusões, sofrimentos, desapontamentos e arrependimentos futuros. Você precisa querer namorar não pelos outros, mas por você mesmo. A felicidade do mal é querer mais do que se tem e querer ser o que não é. Você não precisa de maus conselhos dizendo que você deve namorar esta ou aquela pessoa. O que vale mesmo é o interior e não o exterior. “Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. (1Pd 5, 8)

            O Noivado é um ato mais firme que o namoro, pois ambos têm um pouco mais de certeza do sentimento que sentem um pelo outro e querem ampliar seu compromisso. Ele é um passo mais concreto do futuro que o casal deseja para si. Não há um tempo determinado para o noivado, dependendo de cada casal, contudo, é necessário que esse “degrau” dure um bom tempo de discernimento. O respeito e o modo de namorar devem ser o mesmo! Para o verdadeiro cristão esses três estágios (namoro, noivado e matrimônio) precisam ser percorridos, pois são dons de Deus para a sua vida, são sacramentos vivos para que juntos, vocês possam planejar e estruturar sua futura família, o casal possa caminhar na Graça de Deus.


            Lembre-se que você é exemplo e precisa ser diferente das outras pessoas que não são cristãs. “Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele.” (1Jo 2, 4) “aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu.” (1Jo 2, 6). Se no decorrer desta longa caminhada, você perceber que o outro não está caminhando junto, é o momento de repensar o namoro e talvez até desfazê-lo. É para isso que ele existe!! Não dê ouvidos para que os outros falam ou o que a sociedade vem impondo. Nós estamos no mundo, mas não pertencemos a ele!!! Não se acomode; não se conforme com os erros. Seja firme e terás a felicidade. A sociedade prega que o casal deve ter relações sexuais quando quiserem, contudo, a Bíblia nos diz claramente: “Mas, se não podem guardar a castidade, casem-se. É melhor casar do que abrasar-se.” (1Cor 7, 9)

            No Matrimônio, vemos a completa união do casal. Ele é para toda a vida! “Vós todos considerai o matrimônio com respeito e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros.” (Hb 13, 4) Jesus foi muito claro quando afirmou a indissolubilidade do casamento.  “Não separe, pois, o homem o que Deus uniu (...) Ele disse-lhes: Quem repudia sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher repudia o marido e se casa com outro, comete adultério." (Mt 10, 9-12) Quando lemos a carta de Paulo a Romanos, vemos claramente: “Assim, a mulher casada está sujeita ao marido pela lei enquanto ele vive; mas, se o marido morrer, fica desobrigada da lei que a ligava ao marido. Por isso, enquanto viver o marido, se se tornar mulher de outro homem, será chamada adúltera. Porém, morrendo o marido, fica desligada da lei, de maneira que, sem se tornar adúltera, poderá casar-se com outro homem.” (Rm 7, 2-3)

É BOM SER QUADRADO! EM UM PENHASCO, QUANDO ALGUÉM NOS EMPURRA, O QUADRADO PÁRA, MAS O REDONDO SEGUE E CAI...

Seja Santo!!

Nenhum comentário: