sábado, 2 de outubro de 2010

Dinâmicas - Parte II

Dinâmica do Tapete

Materiais: 1 tapete (pode ser um lençol, toalha ...) que será colocado no chão e espalhado dentro dele, uma cruz (pode ser de madeira, cartolina ...) , uma Bíblia, uma vela acesa (pode ser o Círio Pascal), flores de papel, pequenas pedras, pegadas (podem ser feitas de cartolina), frases bíblicas (digitadas em folhas ou escritas em pedaços de cartolinas),  um aparelho de som (com músicas instrumentais ou de oração) ou uma pessoa tocando violão executando o mesmo tipo de músicas.

Local: poder ser uma sala, um grande espaço, contudo, se possível, com pouca iluminação para sobressair a luz da vela. As pessoas ficarão sentadas em volta do tapete. O número de participantes é indeterminado. Os participantes podem entrar em fila, um de cada vez silenciosamente.

Desenvolvimento: Há vários modos de se aproveitar essa dinâmica.  O coordenador pode encaixá-la em várias situações: Conflitos dentro do grupo, problemas pessoais dos participantes, cura interior, integração...

Dentre elas, podemos ter:

1 - O coordenador orienta a todos que observem bem tudo o que está dentro do tapete e que vão se sentando calmamente. A  música já estará sendo executada. Deixe que eles permaneçam assim por alguns minutos. Após estes primeiro momento, o coordenador diz que cada participante (em ordem ou aleatoriamente) deverá pegar:

            - Pedras (pode ser mais de uma) – São os problemas, tristezas, as barreiras que o aflige na caminhada, podendo comentá-los.
            - Flores (pode ser mais de uma) – São as graças que têm recebido, as alegrias.
            - Passagens bíblicas – se elas falarem algo para o seu coração.
            - Pegadas – o que te move na fé, no caminho  de Deus.

            E assim, o coordenador orientará o grupo, fazendo-os refletirem em seus problemas, nas situações do mundo (casa, trabalho, escola, faculdade, amigos, namoro, fé, igreja, grupo, pais...). Cada participante mostrará suas fraquezas, seus problemas, e o coordenador poderá trabalhá-los se utilizando também de músicas de oração (importante que todos tenham em mãos a letra) para ampliar essa reflexão.

2 – Com o mesmo estilo, só que, ao final, pode ser feito a queima desses problemas dentro de um recipiente. Os participantes, ao final, escreveriam seus problemas em um papel, ele seria aceso no Círio e colocado, posteriormente,  nesse recipiente para ser queimado por completo simbolizando que tais problemas, pecados podem ser superados, que cada um não o quer mais presente em sua vida.

Nenhum comentário: