sábado, 2 de outubro de 2010

Sacramento da CRISMA

É pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Nascidos para a vida da graça pelo Batismo; Ou seja, somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma. Confirmação ou Crisma faz parte dos chamados Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Confissão, Eucaristia e Crisma). Ele é o sacramento do Cristão adulto, da Fé amadurecida, esclarecida, corajosa na defesa da justiça evangélica, cuja graça específica é dar vigor espiritual. O Batismo já nos dá o Espírito Santo; a Confirmação dá-o em plenitude. Após o nascimento vem o crescimento, através da formação integral do Cristão. Quem foi crismado se torna valente, revestido com toda a armadura celeste, está apto para a batalha contra os mais fortes inimigos de sua salvação e os vence. Os apóstolos que, segundo a promessa do Senhor, receberam o Espírito Santo no dia de Pentecostes, tinham o poder de completar a obra do Batismo pelo dom do Espírito Santo, como lemos nos Atos dos Apóstolos. Os crismados devem dar testemunho diante do mundo e serem membros vivos da Igreja, procurando servir a todos, à semelhança de Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir.

E o curso de Crisma?? Como se dá??? Quanto tempo leva?? Quem pode participar???

O curso da Crisma tem a duração de 12 meses, sendo ministrado uma vez na semana. Em nossa paróquia, existem duas turmas de Crisma: uma na Igreja de Santo Antônio – Tauá (com encontros aos domingos, a partir das 15h) e a outra sendo ministrada na paróquia (com encontros aos domingos, a partir das 08h30min, no Centro Catequético). As turmas seguem um calendário repleto de atividades: Retiro espiritual de três dias, passeios, congressos católicos, dinâmicas, músicas animadas e de oração, doutrina católica, estudo bíblico, debates, feiras bíblicas, cidadania, dentre outras. Não são simples “aulas”, mas encontros profundos e ímpares. Não possui “professores”, mas pessoas que monitoram e ajudam nesse encontro com Deus.

Objetivo inicial do Curso é levar os crismandos a uma confirmação do Sacramento do Batismo. Mas essa Confirmação, nome designado ao Sacramento, se dá através de um processo de conversão, em vista do afastamento de muitos desses crismandos da Igreja. O objetivo do Curso é dar condições ao crismando de conscientemente responder ao chamado de Deus, de levá-lo a um amadurecimento, a um engajamento na Comunidade. Engajamento esse que fará com que o jovem já crismado viva tudo o que apreendeu durante o Curso. Tudo isso acontecerá tendo como base e alicerce a Palavra de Deus. Nela, encontramos o motivo da nossa fé: Jesus Cristo ressuscitado e servimos como equipe, obedientes ao sopro do Espírito Santo. Quando o curso chega ao final, esse crismando não termina sua missão, mas pelo contrário, inicia sua vida ativa na Igreja assumindo sua vocação. "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (1Jo 2, 6). Essa resposta se dá através do conhecimento da História da Salvação, da pessoa de Jesus Cristo, numa transposição para os dias de hoje e para a vida de cada um deles. Essa transposição acontece pela ação do Espírito Santo. Através dos momentos de oração, de animação, das pregações com poder e do pastoreio dos monitores de grupos; além de dinâmicas, cursos, eventos ao longo de todo o Curso vão se dando a conscientização de uma resposta concreta ao chamado de Deus.

O Curso de Crisma é destinado a toda pessoa com 15 anos ou mais, que queira receber os Dons do Espírito Santo e engajar-se na Igreja. Caso a pessoa não seja batizada, ela pode realizar o curso da Crisma normalmente e receberá o sacramento do Batismo ao longo dele. O mesmo acontecerá para as pessoas que ainda não realizaram a Primeira Comunhão. A Crisma é, pois, a renovação do Batismo. Por isto deve ser uma decisão consciente. O Curso destina-se a preparar o futuro crismando para tomar tal decisão.

E você? Já é crismado (a)? Não????? Entre no curso de Crisma de sua comunidade!!

“Eu te constitui profeta para as nações” (Jr 1, 5)

Juberto Santos

4 comentários:

Anônimo disse...

Texto excelente! Sou batizado, fiz a 1° Comunhão, mas me afastei da Igreja logo após. Hoje, muitos anos depois, sinto um chamado de Deus. Vou crismar e confirmar minha fé! Obrigado pelo texto! Abraço!

Unknown disse...

Estive por alguns anos afastado da Igreja Católica. Frequentei muitos cultos evangélicos (Protestantes), por influência de pessoas próximas e muito queridas, mas não me identifiquei com diversos aspectos característicos da Fé Cristã nos moldes dos Protestantes (muito menos consegui absorver no fundo do meu coração e da consciência as críticas rudes que normalmente eles fazem contra à nossa Santa Igreja). Valeu experiência, de alguma forma, por não ter também ficado sem buscar a Deus de maneira nenhuma. Mas, me arrependo de não ter tido maior segurança da minha convicção por tanto tempo, pois eu fui batizado na Igreja Católica quando criança, e ainda na infância também fiz a 1°a Comunhão. Minha avó, católica fervorosa, foi quem me apresentou com todo amor a Fé Cristã Católica. Já na adolescência, como de praxe na maioria entrando nessa idade, dúvidas vieram e eu comecei a misturar conceitos de crenças outras na minha ingênua mente que se achava esperta (rs). Isso resultou no início da juventude com uma vivência muito mundana, embora pondo os pés na Igreja de vez em quando, o coração estava impuro, a mente corrompida e perdida. Daí, conheci quem me levasse à Igreja Protestante, repetindo o que disse no início desse comentário. Agradecido sou pela atenção deles, mas não era e bem séria a minha religião.
Hoje, aos 30 anos de idade, rescém-formado em Direito, advogado, "coincidentemente", recentemente passei a sentir meu coração clamando demais para revisitar minhas origens no aprendizado da leitura sobre a Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo, sobre Nossa Senhora, revisitando no meu mais profundo íntimo interior as minhas raízes da Fé Cristã Católica, e aí lembrando dos conselhos amorossíssimos da minha vózinha: "Meu filho, faça a Crisma, participe dos grupos de jovens na Igreja" ... nossaaa ... Meu coração arde e anseia por isso hoje, ainda que já não seja tão jovenzinho... (RS)
Em suma, estou me programando para enfim iniciar a CRISMA, e ratificar minha Fé Católica para sempre, quero passar pelo SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO, aprender no meu violão todas as músicas cristãs católicas tão lindas na nossa memória afetiva e que são lindos louvores, e muito mais!!
Jovem, venha para a nossa Santa Igreja de teu coração assim te fizer sentir querer! E se fostes criado na infância ainda por está matriz religiosa, agradeça muito a Deus, e valorize isso, busque com sinceridade a sua santidade (embora seja difícil, mas vale muito a pena), enquanto jovem és, porque está vida não é para sempre na Terra desse jeito, enfim, e além do mais é para viver a verdade em Cristo que ele próprio nos chamou para viver, se cristãos nós auto proclamamos, isso inclusive sendo você católico ou não. Mas vamos voltar à casa de DEUS, à Santa Igreja Católica com fervor, se assim sentes também! Fique com o PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO em sua vida. Amém! 😊😇🙏🙏🙏🙌🙌🙌

Unknown disse...

Quero fazer primeira comunhão e o crisma faço em quanto tempo

Unknown disse...

Boa noite
Qto dura curso de crisma