sábado, 2 de outubro de 2010

O líder não nasce; faz-se!

Antes de ser ministro de Música, somos líderes, catequistas, coordenadores!!! Ninguém pode dar aquilo que não tem! Se um líder tem que comunicar a fé, esperança e amor, ardor missionário, vibração e alegria, responsabilidade e dedicação, e tantas outras virtudes, deverá possuí-las antes. O líder não nasce; faz-se! Não podemos ser “pescadores de aquário”, como diz Dom Rafael Cifuentes. Eu preciso ser exemplo (“Sal da terra e luz do mundo”) perante minha família, meu ministério, minha Igreja sempre, em todo o lugar e a toda a hora!!! O que adianta eu ser uma pessoa na igreja, nos encontros e eventos e outra totalmente diferente com a minha namorada, com meus amigos... Mascarado não dá mais pra viver! Temos que fazer nossas escolhas, sair de cima dos muros da indecisão (Ap 3, 15-16)

Mas assim que pensamos isso, vem as perguntas: Como? Por que? ... Se somos cristãos, devemos seguir o exemplo de Jesus. "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (1Jo 2, 6) Se você é uma liderança religiosa, precisa ser luz e exemplo para o próximo. Precisamso ser castos! Precisamos ser Santos!! Deus não quer homens e mulheres conformados com este mundo (Rm 12, 2); é preciso ir além e não tomar a forma dada por uma vida paganizada. Antes devemos, convertendo-nos para o Senhor, deixar renovar a nossa mente. Essa é a única maneira de discernir a vontade de Deus. Todo aquele que assume a Fé em Jesus, deve assumi-la incondicionalmente “Aquele que vive E crê em mim jamais morrerá” (Jo 11, 26)

Não podemos brincar se ser Igreja!!! Estamos em guerra contra um exército aguerrido e extremamente maligno, cujo comandante é um anjo decaído, chamado Satanás. É preciso RENUNCIAR, RESISTIR e RESTAURAR. Você tem vivido os Sacramentos? Participado da Eucaristia? Vivenciado a Confissão??... No século II, Tertuliano diz: “O Corpo é lavado, para que a alma seja purificada; o corpo é ungido, para que a alma seja consagrada; o corpo é assinalado (com o sinal da cruz), para que a alma seja fortificada; o corpo é sombreado (pela imposição das mãos) para que a alma seja iluminada pelo Espírito Santo; o corpo é alimentado com o corpo e o sangue de Cristo para que a alma se nutra de Deus” (Dicionário Teológico Espiritual – Verbete: Iniciação Cristã, Paulus).

O Catequista – líder – coordenador consciente assume totalmente as angústias e as esperanças do jovem de hoje, podendo, assim, oferecer-lhe condições de libertação plena. Como os coordenadores podem pregar castidade, fidelidade, pontualidade, e outras questões que eles próprios não vivem? Ninguém pode dar aquilo que não tem, iremos anunciar um Evangelho que não vivemos. Sem amor não há resposta ao Amor. Quem não ama vai adiando a resposta. O discípulo sem amor atola no caminho. Atola na hora da Paixão. Dessa forma, não conseguiremos evangelizar ninguém. Não podemos mudá-lo por nada nem por ninguém! Não podemos apresentar um Jesus deformado, quando não aceitamos a renovação da nossa vida. Lembre-se sempre: O ouvido mais próximo de suas palavras, não é o do irmão, é o seu!!!

Deus é tão fabuloso, que Ele nos deu: 2 olhos (um para contemplá-lo e o outro para o irmão), 2 orelhas (uma para escutar sua voz e outra para ouvir o próximo), 2 braços (um para o louvor e outro para ajudar o irmão), 2 pernas (uma para andar para o Evangelho de Cristo e outra para ir em direção ao outro). Nos temos que olhar para todos com um olhar transformador. Temos que ter desprendimento das coisas mundanas e ter mais segurança em Deus! Tenha certeza que, no “mínimo”, você terá o auxílio de 14 pessoas (Maria, José, e os doze Apóstolos), além dos Anjos e Santos. Com certeza, eles intercederão a Deus por ti e pelo seu Ministério.

Para ter atuante na Evangelização, é necessário inúmeras virtudes: Humildade, Vida Interior, Ser Instrumento de Deus, ser um homem de Oração, inspirar segurança e confiança, ser laegre, dinâmico, saber escutar, ser discreto... SER SERVO. Mas existem as tentações e os grandes pecados para aqueles que estão a frente de algum ministério. Eis os grandes pecados: VAIDADE, CIÚME, SERVIR PELA METADE, SERVIR SEM AMOR, VOLVAR A VIDA ANTIGA, STATUS DE ARTISTA, ORGULHO, AGIR PELA CARNE, FALTA DE COMPROMISSO, NÃO PARTILHAR, e a pior de todas... AQUELA QUE NÃO CONTAMOS A NINGUÉM, QUE NÃO PARTILHAMOS... AQUELA QUE NÃO ADMITIMOS QUE TEMOS... É A MAIS OCULTA E MAIS PERIGOSA DE TODAS!!!

Antes de eu querer converter alguém, é preciso que eu me converta, não concorda? Estaria havendo primeiramente conversão em mim mesmo???, Estaria havendo conversão no meu grupo de oração, de jovens, ministério de música (banda, coral, etc), e quando pregamos, falamos, cantamos ou tocamos??? Porque quando tocamos para o SENHOR algo de bom com certeza terá que estar acontecendo. Será que nossa musica tem sido fonte de cura e libertação para o próximo?? E muitos outros questionamentos que se resumem em: O nosso ministério está dando frutos?? Ou será que o nosso ministério é com aquela figueira estéril que Jesus cita em uma de suas parábolas?? Este questionamento é muito importante porque vemos que a figueira que não produz frutos é amaldiçoada por Jesus. “Meu justo viverá pela fé, mas se voltar atrás não contará com a minha estima” (Hb 10, 38).

O pecado é comum a todos os homens, mas quem se diz cristão não pode viver segundo as coisas do mundo: Ver situações erradas e agir como se fossem certas; querer soluções imediatas para tudo; não admitir esperar... Não podemos criar um novo catecismo, viver e pregar o nosso próprio Evangelho, anunciar um Cristo light. A oração deve orientar a nossa vida e devemos aproveitar dos nossos momentos de intimidade com Deus para pedir as diretrizes que nos vão conduzir. Quem reza e não ouve a Deus é como um cego diante de um imenso horizonte, só faz idéia por aquilo que lhe dizem e não pelo que de fato experimentou. "O Senhor bem deseja e quer dispensar-nos as suas graças. Contudo não as quer dispensar, senão a quem lhe pedir" (Sto Agostinho). As almas sem oração são semelhantes a um corpo entrevado ou paralítico. É preciso pedir a Deus a graça do discernimento para caminharmos na verdade e não na ilusão; na vida e não na morte. Quando Deus nos toca, transforma-nos interiormente, passamos a ser homens novos. “O Senhor me deu língua de discípulo: para que eu saiba acudir o enfraquecido, ele me faz surgir uma palavra. Manhã após manhã ele me desperta o ouvido, para que eu escute como os discípulos; O Senhor Deus abriu-me o ouvido. E eu não me revoltei, não me virei para trás” (Is 50.4-5).

Depois que JESUS morreu todos os discípulos ficaram com muito medo e viviam trancados. Pedro disse: “Eu vou pescar e todos os outros disseram: Vamos contigo.” Esta é a primeira atitude que temos quando estamos em uma dificuldade, é voltar a vida velha, mas esta palavra diz que eles passaram a noite inteira e não pegaram nem um peixe e sabe porque??? Porque um dia este Pedro passou de pescador de peixes para ser pescador de homens e o mesmo acontece com todos nós, se um dia fomos verdadeiramente chamados pelo SENHOR a ser músicos de almas deixamos de ser um músico qualquer. Um dia Jesus lhe disse algo que você pode até não lembrar de cabeça, mas está cravado em seu coração. (é mais ou menos assim): “vem e segue me que eu farei de ti um músico de almas” Eis os maiores pecados do Cristão: Voltar a vida velha;

Da mesma forma que Jesus conhecia a vocação de Pedro, ELE também conhece a sua. Se você foi realmente tocado pelo SENHOR e tenta um dia abandonar tudo aí toca em seu coração aquela antiga canção do Pe. Jonas: Não dá mais pra voltar o barco está em alto mar... Porque a realidade é esta, mesmo que pareça que tudo conspire contra nós, é o sacerdote que não deixa você tocar a música que você gostaria de tocar ou é o coordenador que falou algo que te ofendeu..., se somos realmente batizados no Espírito Santo, somos músicos de almas e o SENHOR realmente conquistou o nosso coração, então conseguiremos tudo no SENHOR, todos nós músicos temos um coração sofrido porque somos muitos sensíveis. "Quando tiveres algum aborrecimento e desgosto, lembra-te de Cristo Crucificado e cala-te." (São João da Cruz) Mas quando estamos na presença do SENHOR, ELE nos cura e nos faz novos. Se você passa por algo semelhante a realidade é que DEUS pode mudar toda esta situação, pedindo ao SENHOR humildade, sabedoria e discernimento dos espíritos nós conseguiremos transpor qualquer barreira e se não conseguimos “pescar” direito, devemos ficar atento a voz do SENHOR. Quem disse que seguir Jesus é fácil??

Nossa música só terá mais poder se tocadas por homens novos, renovados pelo amor de Deus, não há como tocar para o SENHOR sem ser tocado por ELE, Jesus tem que ser a razão do nosso ministério, a nossa música:.Música Católica não é uma música qualquer, se é um canto novo significa que não é um canto comum. O canto novo tem um grande poder sobre as pessoas. Não podemos dar aquilo que não possuímos!!! Se nós músicos não sentirmos a presença íntima de DEUS sobre nós, se não tivermos uma profunda experiência pessoal com o SENHOR, em vão é o nosso canto e a nossa música. DEUS não quer soldados despreparados para o combate, DEUS precisa de homens de fé, de músicos comprometidos com ELE e há uma imensa diferença do Ministro de Música que ministra com unção do que aquele que ministra porque apenas é um músico, quero dizer que você não é um Ministro de Música porque apenas sabe tocar um instrumento, pois isso tem aos montes por aí. Você é um Ministro de Música porque foi tocado pelo SENHOR E RECEBEU A SUA unção. A Evangelização que você escolheu foi levar Jesus ao próximo através da música.

Em uma comunidade nos relacionamos uns com os outros e o que temos que colocar em nossos corações é que devemos aceitá-los como o são e não como gostaríamos que o fossem. "Suportaivos uns aos outros, e se alguém tiver algum motivo de queixa contra o outro , perdoai vos mutuamente; Assim como DEUS vos perdoou, fazei o mesmo também vós” (Colossenses 3,13). Não podemos pensar em fazer tudo sozinho, pois o próprio Cristo escolheu doze pessoas para auxiliá-lo, para que eles pudessem propagar a Boa Nova aos povos. E você?? Você eleva as pessoas que evangelizam junto com você? Você pede ajuda? Você dá ajuda?? Você não é melhor que outros, nem pode achar que a sua palavra é a mais correta. Para Deus, não pode haver estrelismos ou coisas do tipo. O SEU MELHO NEM SEMPRE É O MELHOR PARA DEUS !!!

JESUS conhecia cada coração de seus apóstolos e mesmo assim trabalhou os e os preparou para dar prosseguimento ao seu trabalho e como foi dito na palavra anteriormente "Suportai vos uns aos outros”, quer dizer, aceita o seu irmão com os seus defeitos e as suas virtudes e se algum irmão de nossa comunidade tiver algum defeito que nos incomode devemos então ainda mais exercitar A nossa oração, orando ao SENHOR por ele. "É preciso que ele cresça e eu diminua" (João 3,30). Nós somos instrumentos de salvação de almas! A minha vida de ontem cheia de erros e de pecados não poder ser a mesma de hoje! A alma do grupo é o amor e a solidariedade de todos os membros.

Um exemplo: a CASTIDADE

É impressionante ver como nos dias de hoje existem muitas pessoas que têm medo de se aprofundar nos seus relacionamentos. Tudo é muito superficial: as conversas, o jeito de ser, a maneira de tratar as pessoas, os relacionamentos. Aparentemente tudo está bem, o sorriso permanece no rosto, problemas não existem, as pessoas que cruzam o caminho são convidadas a curtir, a aproveitar a vida, porque, afinal, “eu tenho que ser feliz”. "A superficialidade é o pântano no qual os homens afogaram o amor". (Padre Pio)

O melhor que você tem a fazer para o SENHOR é me imitar e viver a castidade, porém, se você não consegue, é melhor que se case. Seja qual for o teu chamado o melhor é viver na castidade, temos visto em nossa igreja muitos seguindo este conselho do apostolo Paulo e vivendo a música a serviço de DEUS na castidade, são os nossos sacerdotes cantores, que pela graça de DEUS tem crescido a cada dia. A você irmão músico que não foi chamado a esta vocação e que vive hoje em sua vida o namoro, viva este namoro como Paulo diz na castidade, um namoro PHN, se for noivo como eu viva um noivado PHN e se fores casado viva o casamento PHN: "Por Hoje não, por hoje não vou ser infiel”

"Mas o corpo não é para a devassidão, ele é para o SENHOR e o SENHOR é para o corpo” (I Cor 6,1314)

“...não sabeis porventura que os vossos corpos são membros de Cristo” (I Cor 6,15)

"...alguém pagou o preço do vosso resgate. Glorificai portanto a DEUS por vosso corpo” (I Cor 6,20).

Nestes versículos acima, vemos quão sagrado é o nosso corpo e que devemos cuidar dele com mais santidade e pudor, glorificando a DEUS por nosso corpo. Nós músicos sabemos que a música é arte e toda espécie de arte mexe com os sentimentos e com a sexualidade, temos visto com a música secular tem abusado da sexualidade e devido a isso temos consciência do poder da música agindo em nossos sentimentos, em nossa sexualidade. "Acaso não sabeis que sois o templo de Deus E O Espírito Santo habita em vós? Se alguém destrói o templo de DEUS, DEUS o destruirá . Pois o templo de DEUS É SANTO e isso sois vós” (I Corintios 3,16). A única solução irmãos: Devemos nos preparar sempre na oração e consagrar sempre este ministério nas mãos do SENHOR pedindo ao SENHOR que purifique o nosso corpo e que nos dê força e sabedoria para conduzir a sua música em santidade dar nos forças para resistir as ciladas do inimigo e como foi dito acima pela palavra do SENHOR ele pagou o preço pelo resgate glorificai a portanto a DEUS por nosso corpo.

Não namore por lazer: Namoro não é passa-tempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados. Não busque pelos encantos do “FICAR”. Esse ato repele todos os maiores ensinamentos de Cristo. Ele prega o DESCOMPROMISSO, DESRESPEITO, IMATURIDADE, A INFIDELIDADE, IRRESPONSABILIDADE... Pratique a fidelidade: Infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.

"Mas uma idéia me ocorre que me parece mais acertada. A de que os jovens estejam, de forma inconsciente, fugindo do amor justamente porque podem ter o sexo. Explico melhor: o amor é uma emoção importante, o sexo também; mas só o amor somado ao sexo constitui a emoção fundamental do ser humano. Ora, nem todos os jovens têm um mesmo grau de amadurecimento. E nem todos se sentem prontos para chegar ao topo do seu universo emocional. Antes, todos podiam ter amor, e só os mais maduros - ou os mais inconscientes - se lançavam na completude amor/sexo. Agora, acontece exatamente o oposto; tendo o sexo, evitam somá-lo ao amor, adiando a sobrecarga emocional que não se sentem capazes de enfrentar”.(COLASSANTI, Marina. E por falar em amor. Rio de Janeiro, Salamandra, 1984. p.301)

Há muitas tarefas a serem realizadas, mas são poucos aqueles que as aceitam, ou melhor, entendem o verdadeiro chamado de Deus. Muitos não abrem espaço em suas vidas para Deus nem para o seu Evangelho, dizem não possuir tempo para tal. Madre Tereza de Calcutá sobre esse assunto costumava dizer: “Ter tempo é uma silenciosa declaração de amor”. Existe várias passagens bíblicas que exaltam a figura daqueles que seguem verdadeiramente a vontade de Deus. A que eu mais aprecio está em Jeremias: “Eu te constitui profeta para as nações” (Jr 1, 5). E para chegarmos ao Povo de Deus, precisamos ter maleabilidade, temos que trabalhar uma conscientização cristã, com carinho, dedicação e muito amor. Você é o Vaso Novo do Povo de Deus. Nós somos os instrumentos onde o Senhor pega a água (nossas qualidades) e a areia (nossos defeitos) e os coloca a serviço do Reino. Não se esqueça disso: Sozinhos, não somos nada; mas juntos, vencemos distâncias!

A paz!!
Juberto Santos



Fontes Consultadas

- Bíblia Sagrada, Editora Ave-Maria, 150ª Edição, São Paulo, 2002
- Catecismo da Igreja Católica, Editora Vozes e Loyola, 1993.
- AQUINO, Felipe. “O Catecismo da Igreja responde de A a Z”, Editora Cleofas e Loyola, São Paulo, 2003.
- LOWERY, Daniel L. “Dicionário Católico Básico”, Editora Santuário, Aparecida, SP, 1999. p.131.
- “Formação Contínua dos Catequistas: importância – prioridade – compromisso”, Cadernos Catequéticos nº 04, Paulus, 2ª Edição, 1995.
- “Metodologia, Fé e Vida caminham juntas em Comunidade: Subsídio de reflexão para a formação dos catequistas”, Caderno Catequético nº 09, Paulus, 3ª Edição, São Paulo, 1998.
-Projeto Nacional de Evangelização (2004-2007): Queremos ver Jesus – Caminho, verdade e vida, Documentos da CNBB – 72, Paulinas, São Paulo, 2003.
- ZEZINHO, Pe. “Um Jovem custa muito pouco”, Edições Paulinas, 7ª Edição, São Paulo, 1979.
- “A Evangelização no Mundo Contemporâneo: Evangelli Nuntiandi”, Papa Paulo VI, Edições Loyola, 1976.
- MENDES, João Luís D.. “Guerreiros em Ordem de Batalha: Um ensaio prático de Combate Espiritual”, Edições Mãe do Redentor, 2ª Edição, Rio de Janeiro, 2000.
-ZEZINHO, Pe. “O Espírito sopra onde quer”, Coleção Imagem, Paulinas, 1974.
- KEMPIS, Tomás de. “Imitação de Cristo”, Círculo do Livro, São Paulo, S/D.
- CÂMARA, Dom Hélder. “O Deserto é Fértil”, Civilização Brasileira, 12ª Edição, Rio de Janeiro, 1983
- SOUZA, Marcelo. “Para Deus nada é impossível”, Com. Missionária Mãe do Redentor, Rio de Janeiro, 2001.
- SCHIMITT, Pe. Carlos A. “Puebla e os Jovens: Uma esperança e um desafio”, Paulinas, 2ª Edição, São Paulo, 1979.
- CIFUENTES, Rafael L. “Como tornar-se líder pastoral”, Rio de Janeiro, Marques Saraiva, 1996.
- NASCIMENTO, Reinaldo Luiz F. do.” Formação de Músicos, Aparecida, SP: Santuário, 1998. (Coleção Paulo Apóstolo 11)
- www.cancaonova.com/artigos (23/10/2005)
- http://geocities.yahoo.com.br/skatolicos/ (23/10/2005)

Nenhum comentário: