Ano vai, ano vem, é tempo de férias, principalmente da catequese.
E os dias vão passando, e o engraçado, que vai fazendo falta toda aquela bagunça com a criançada, idéias para dinamizar os nossos encontros.
Pois bem, desta vez vou lhe dar algumas dicas de como podemos apreveitar as nossas férias e anotar tudo o que vem na nossa mente para chegar com uma nova turma com toda a garra.
Bem, o primeiro passo é procurar estar atentos aos novos livros que as editoras vão lançando para a catequese do ano de 2008, ou até mesmo, participar de foruns de catequese, salas de bate-papo e assim por diante. O importante é você se preocupar em se informar o que os outros estados estão fazendo e o que podemos adaptar para nossa realidade.
Dinâmicas sempre foi um problema para os catequistas. Mas para aqueles que assumem turmas de 1º eucaristia, crisma e outros grupos que sempre são catequesandos novos, o interresante é tentar usar as mesmas dinâmicas, pois estes catequisandos estão chegando agora e por tanto, desconhecem até os novos métodos que a catequese tem. Para os que tem grupos como coroinhas, perseverança onde, depende de cada realidade, são os mesmo, é preciso se preocupar em não repetir assuntos e até mesmo dinâmicas, isso faz com que o encontro se torne repetitivo, chato e acaba dessistimulando estes jovens.
O site catequisar tem um banco de dados com mais de 200 dinâmicas, e este número vai aumentar, que podemos usa-los, dependendo do tema a ser dado, nos nosso encontros. No mesmo site há uma diversidade de temas em que, se houver uma organização, o catequista terá sempre assuntos novos na sua catequese, ainda trantando de grupos fixos.
E para os demais grupos, é importante que junto com a coordenação o seu paróco, possam sentar e tentar adquirir novos materias, seja para catequisando ou para catequistas. Em muitas dioceses existe ainda o velho costume de se adotar um livro para o catequisando, mais eu (Caroline Gadêlha) sou totalmente contra. O catequista fica muito preso ao que o livro tem, o que por muitas vezes, o catequista acaba perdendo o seu próprio dinamismo e perdi o estimo de estar na catequese e não para a catequese. Os livros são bons subsídios e dão apoio, ao entendimento de determinado tema, ao catequista. Muitos foram elaborados para "aquela" realidade, o que é muito dificil encontrar um livro que entenda a sua realidade.
Outro ponto fundamental é nunca deixar de lado um evento, que a sua comunidade realiza, para seguir o roteiro. Os eventos diocesanos e paroquianos devem entrar no seu planejamento. Um exemplo e que muitas catequistas deixam de fazer é falar sobre o padroeiro. Na minha comunidade, nosso padroeiro é São Sebastião, mais infelizmente nossa catequese inicia muito depois deste acontecimento. E depois de muitas reuniões, percebemos que a melhor época para "encaixa-lo" é no mesmo dia dos santos juninos, ja que neste mês são muitos.
Pois bem, depois de ter encontrado várias sugestões e reito as adapitações, cabe a você e a sua coordenação sentarem e oraganizar o planejamento, o ideal é que este planejamento estejam presentes todos os catequistas, tanto dos grupos fixos como dos grupos livres. É claro, dividindo a faxetária de idade de cada turma.
Então, através deste nosso exemplo talvez fique mais fácil para organizar o seu planejamento, veja abaixo uma ajuda para acrescentar também os temas festivos nacionais:
- Endendo o que é o carnaval;
- Quarta-feira de cinzas;
- Quaresma e Campanha da Fraternidade 2008; (para aprofundar neste tema, procure ler o texto-base desta CF, disponível na sua paróquia ou visite o site da CNBB.)
- Domingo de Ramos;
- Semana Santa;
- O significado da páscoa e os símbolos pascais;
- Porque a páscoa ainda continua?;
- Pentecostes;
- Corpus Chist;
- Santos juninos;
- Mês vocacional (agosto)
- Mês missionário (outubro)
- Mês da Bíblia (setembro)
- Finados e todos os Santos;
- Cristo Rei;
- Advento;
- Natal
Não foram acrescentados dias como Mães, Pais, crianças, etc, pois no mesmo planejamento deve-se consta-los e programar reuniões com meses de antecedencia a estas datas.
Espero que neste ano de 2008 vocês possam terem forças, idéias e disponibilidades para a aceitação de novas mudanças, afim de um trabalho que nos traga bons frutos.
Um forte abraço!
Carinhosamente, Caroline Gadêlha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário