sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Campanha da Fraternidade - parte 3

2. Jesus veio para nos dar a vida
Jesus veio ao mundo para libertar os que jazem nas trevas da morte. Ele dá a sua vida para nos libertar da morte. Revela-se como a própria vida que vem a nós, o pão que desceu do céus e dá vida ao mundo. Veio para que todos tenham vida e tenham em abundância.
Jesus, no sermão da montanha, mostra que, além da proibição da morte física, existe o dever de não matar moralmente. Mostra também que a justiça baseada nok "olho por olho e dentre por dente" não muda a situação de ódio e que devemos fazer tudo para superar as situações de inimizade. Por fim nos apresenta o critério para a defesa e valorização da vida: "Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam fazei-o, vós também, a eles" (Mt 7,12). É claro qu todos desejam que a sua vida não seja ameaçada, mas defendiad e valrizada em todos os seus estágios e em todas as suas dimensões.
A vida e a mensagem de Jesus também tem muito de profetismo. Ele denuncia as formas de opressão que diminuem o valor da vida - como a proibição de realizar curas em dia de sábado ou tomar, nesse dia, providências para matar a fome. Condena ainda aqueles que fazem da religião uma forma de opressão ou de promoção.
Os milagres de Jesus igualmente nos dão a conhecer a sua atitude de defesa da vida. Em todas as situações em que ela é ameaçada, vemos inicialmente que as pessoas se encontram diante de uma doença frave muito bem definida. Em todos os casos de cura, elas o procuram e, diante dele, explicitam a sua fé. Jesus então, age, estendendo a mão, manifestando a força de sua palavra, tocando a pessoa e até mesmo repreendendo as forças naturais de Jesus com relação às pessoas curadas.
Pe. José Adalerto Vanzella
(Secretário-executivo da CF)

Nenhum comentário: