sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Viva a São Sebastião!


Hoje, em toda igreja do Brasil, começa os festejos, preparação com novenas e missas, em honra ao grande mártir de toda a história: São Sebastião. Na minha cidade, Barreiras-Bahia, ele não é o santo padroeiro da cidade como em muitos lugares, exemplo Rio de Janeiro, mas é o Padroeiro de nossa Paróquia. Apesar desta diferença, em nossa diocese, é um dos santos onde a participação dos fieis é mais presente do que, até mesmo, no dia do padroeiro da cidade, São João Batista.
Durante estes nove dias, estarei postando tudo o que aconteceu nas festas, podendo servir também, como orientação e organização para a sua comunidade. Que sabe não aproveitamos as idéias, que nem eu sei o que vão fazer, pois meu papel é apenas cantar. E por falar em cantos, desde de 2005 que a nossa comunidade adotou um método mais fácil e simples de escolher e selecionar os cantos, confeccionando um livrinho de poucas páginas com orações, acolhidas, etc, afim também de nossa comunidade presentear aos que vem participar das festas ter um lembrança guardada. E nós já estamos na 4ª edição deste livrinho, que já virou rotina anual prepara-lo, pedir patrocínios e levar à gráfica.
Conforme a semana for passando, terei o maior prazer de lhes contar tudo que se passa na nossa comunidade, postando fotos e estou pensando até de colocar a homilias dos sacerdotes covidados.
Todos os anos, a diocese escolhe um tema para ser trabalhados nas festas de todos os padroeiros. E para este ano, vamos trabalhar um pouco sobre o documento de Aparecida (SP), "Dicípulos e missionários do Reino de Jesus".
Hoje, iniciamos com a novena da juventude que tem como tema "Jesus chama os discípulos a segui-lo", organizado pelo grupo de jovens JOCA - Juventude Organizada com Amor.
A nossa diocese é uma das mais novas do estado da Bahia, com quase 28 ano, tem a sua 3 igreja mais velha desta diocese a nossa paróquia, já com 22 anos. E com o passar do tempo, a cidade se desenvolvendo, ela sempre foi reformada, ou seja, tentando acompanhar o crescimento dos fiéis. E nos últimos anos não está mais em condições de "rebocar", precisamos sim, de uma nova estrutura. É claro que sempre a comunidade crescerá e por isso, essa não será a sua última modificação, mais temos que nos preocupar com o hoje.
Enfim, estamos arrecadando fundos realizando as quermeses, rifas, venda de lembraças e tantas coisas para que possamos juntar e poder começar, quando não sei, mais vamos pelo menos preparar o alicerce. Não posso esquecer de comentar também, que em nossa diocese, nossos amigos da Áutria também estão nos ajudando mandando suas contribuições. Essa ajuda vem, devido o nosso bispo e tantos outros padres também serem de lá. Toda a ajuda é sempre bem vinda, mas é preciso colocar a comunidade para trabalhar e lutar até pelo seu teto.

E se vocês que lêem este blog, podem também dar qualquer quantia depositando na conta da Paróquia São Sebastião:

Conta Corrente 30.000-4

Agência 4231-5

Banco do Brasil


Agradecemos desde já a sua ajuda, seja ela de divulgação ou com sua contribuição.


Fraternalmente,

Formadora.

Nenhum comentário: