segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Discípulos e Missionários, em defesa da vida.

O mês de fevereiro, este ano, introduz a Igreja na Quaresma com a cerimônia das Cinzas ja no dia 6. O convite - repetido individualmente a cada fiel que se coloca na fila dos que desejam acompanhar o caminho de Jesus para a Páscoa - é "Convertei-vos e crede no evangelho".
A proposta específica deste "tempo favorável" é a conversão buscada e acolhida na penitência, na oração, na reflexão, morte e ressurreição. O profetas voltam para apresentar exortações pertinentes aos que, incluídos no mistério da salvação pelo batismo, desejam aprofundar a novidade que Cristo trouxe ao mundo pela oferta da sua vida. Na liturgia da palavras, especialmente aos domingos, vamos deparar com textos do evangelho que nos recordarão que somos homens e mulhres renascidos no batismo e configurandos com Cristo.
Coincidindo com o tempo da Quaresma, a Igreja no Brasil propõe a Campanha da Fraternidade. Este ano o tema em foco é a vida - Fraternidade e defesa da vida -, com o seguinte objetivo geral: "levar a Igreja e a sociedade a defender e promover a vida humana, desde a sua concepção até a sua morte natural, compreendida como dom de Deus e co-responsabilidade de todos, na busca de sua plenificação a partir da beleza e do sentido da vida em todas as circuntâncias e do compromisso ético do amor fraterno".
A Igreja está em estado de missão. O convite feito pelo documento de Aparecida é o de "abraçar todo o continente para transmitir-lhe o amor de Deus e nosso", desejando que "este abraço possa alcançar o mundo inteiro". O entusiasmo com que o continente latino-americano, especialmente o Brasil, recebeu as conclusões da V Conferência Geral enseja como que um "novo pentecostes" que impulsina a todos a ir em busca dos que pouco conhecem e amam Jesus Cristo, para formar com alegria a comunidade de amor do nosso Deus e Pai. A missão deve, pois, atingir a todos de forma permanente e profunda.
A Quaresma é tempo oportuno para, entrando mais uma vez na escola de Jesus, formar discípulos e missionários. Homens e mulheres que avancem com esperança na construção de comunidades marcadas pela força do Espírito e iluminadas pela luz do evangelho.
Que todos, nos seguimento do salvador Jesus, nos demos as mãos para fazê-lo mais conhecido e mais amado - sendo sempre fiéis defensores da vida.

Dom Geraldo Majella Agnelo, Cardeal Arcebispo de Salvador-Ba.
Fonte: Liturgia Diária
Editora: Paulinas

Nenhum comentário: