quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Setor Música Litúrgica lança concurso para música do hino da CF 2009

Desde 2006 a CF passou a adotar apenas um hino e não mais músicas para as partes da missa. A decisão foi tomada em 2004 pelo do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB.
Segundo orientações do Setor Música Litúrgica da CNBB, o Hino da CF deve “primar por uma linguagem poética e estilo contagiante que traduza o conteúdo do tema da CF”. Além disso, deve ter “caráter convocativo e embasamento bíblico” e exprimir a “coerência entre fé e vida” sendo “uma mensagem que ajudará o povo de Deus a pôr-se em marcha”.

O padre José Antônio de Oliveira, da arquidiocese de Mariana (MG), foi o ganhador da letra do hino da Campanha da Fraternidade de 2009, que abordará o tema Fraternidade e segurança pública e o lema A paz é fruto da justiça (Is 32,17). A letra foi escolhida ontem, 10, durante a reunião do Grupo de Assessores da CNBB.
Após a definição da letra do hino, a CNBB, por meio do Setor de Música Litúrgica, lança o concurso da música do hino da CF 2009. Segundo as normas do concurso, a expressão musical do hino consistirá de caráter vibrante, vigoroso, ‘energizador’, melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembléia, força melódica e rítmica eficazes para a dinamização das potencialidades individuais e grupais. A melodia deve realçar o sentido da letra, ser fluente, simples e bela, ter características da genuína música brasileira.
A composição deverá ser enviada à CNBB, tanto em cd como de forma escrita, até o dia 30 de março de 2008, identificada, no remetente, apenas pelo pseudônimo do autor. Dentro do envelope devem constar o nome verdadeiro do compositor e o termo de Cessão de Direitos Autorais, preenchido e assinado.
As normas, na íntegra, podem ser encontradas no site da CNBB: www.cnbb.org.br Informações: (61) 2103-8300 ou pelo e-mail: musica@cnbb.org.br .

Fonte:www.cnbb.org.br

Nenhum comentário: